Desporto

Lendas do futebol Português: os jogadores que marcaram o nosso futebol

Christian 4944506 1920
Escrito por ointerior

O futebol é o desporto mais conhecido no mundo inteiro, com milhões de adeptos. E Portugal tem sido olhado muitas vezes pelos grandes futebolistas que começaram a carreira no nosso país e acabam por brilhar lá fora.

Dentro do nosso próprio país temos a conhecida expressão “três F”, que significam futebol, fado e Fátima, que embora tenha tido origem durante os tempos de Salazar, na realidade é usado para descrever uma grande parte da sociedade, que inclui o futebol.

Ora, podemos por isso constatar que o futebol está enraizado na nossa cultura, criando assim uma paixão pelos jogadores que ainda jogam, mas também pelos que já fizeram a sua marca e deixaram o seu nome na história do nosso desporto-rei.

Quem são esses jogadores e que dados existem sobre eles para os poder relembrar? É precisamente isso que vamos falar hoje, os jogadores que marcaram o futebol em Portugal, não só os atuais, mas também os do passado.

Conheça a história de alguns jogadores cujo nome certamente conhece:

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, ou simplesmente CR7, é um nome mundialmente conhecido. Aliás, arriscamo-nos a dizer que é através de CR7 que muitas pessoas conhecem Portugal. Ele é conhecido como um dos maiores futebolistas de todos os tempos, com o seu talento inigualável, ética de trabalho impressionante e paixão pelo jogo.

As suas origens são humildes, e começou do “nada”, tendo agora “tudo”. Desta lista é o único que ainda joga futebol e no qual pode apostar usando o código promocional da Betano, mostrando o seu apoio ao CR7.

A sua carreira começou no Sporting em 2002/2003 e tendo chamado a atenção de clubes europeus, foi no Manchester United que esteve 7 anos e mostrou o seu reconhecimento mundial. Esteve depois mais 9 anos no Real Madrid entre 2009 e 2018 e foi aí que atingiu o auge da sua carreira, tornando-se o melhor marcador da história do clube, com 450 golos em 438 jogos. Conquistou 4 Ligas dos Campeões, 2 La Ligas, e 4 Bolas de Ouro enquanto esteve em Madrid. Na Juventus entre 2018/2021, somou mais trofeus, continuando a estabelecer records individuais.

Em 2021 voltou ao Manchester United por pouco tempo, tendo sido transferido para o Al-Nassr, na Arábia Saudita. É neste clube onde continua a brilhar e a promover o futebol no Médio Oriente.

Eusébio (Pantera Negra)

Era conhecido como Eusébio, mas o seu nome era Eusébio de Silva Ferreira.

Este avançado com grandes ligações ao Benfica nasceu em Lourenço Marques, atualmente Maputo (Moçambique), e passou por vários clubes portugueses como o Beira-Mar e o União de Tomar.

Entre 1960 e 1975 jogou no Benfica e conquistou o melhor da sua carreira. Ele era conhecido como a lenda viva do Benfica na época. Durante a sua carreira no Benfica conquistou 11 títulos do campeonato português, 5 Taças de Portugal e a Taça dos Campeões Europeus. O número total de golos de Eusébio é sem dúvida impressionante, 1139 (907 em jogos oficiais), o que demonstra a sua perícia e habilidade.

Ele era conhecido pela sua humildade fora dos campos e personificava a essência do futebol como uma arte, inspirando gerações de jogadores e fãs futuras. Morreu vítima de paragem cardiorrespiratória este ano, aos 71 anos de idade.

Luís Figo

Luís Figo é outro dos nomes conhecidos do futebol português.

Apesar de agora ser conhecido como o empresário Luís Figo, ele foi um futebolista de renome no seu tempo de jogador.

Nascido em Lisboa, no bairro da Cova da Piedade, a 4 de novembro de 1972 , destacou-se desde jovem pelo seu talento extraordinário com a bola. Foi no Sporting Clube de Portugal que começou o seu treino e onde iniciou a sua carreira profissional.

Entre 1989 e 1995, destacou-se como um excelente médio capaz de surpreender em termos de técnica e precisão. Depois, rumou a Espanha, e estive no Barcelona de 1995 a 2000, onde conquistou dois títulos da La Liga, duas Taças do Rei, uma Taça dos Vencedores de Taças e uma Supertaça Europeia.

Ainda em Espanha, rumou ao Real Madrid mais 5 anos, conquistando mais dois títulos da La Liga, uma Liga dos Campeões (2001/2002) e uma Supertaça Europeia.

A sua carreira iria chegar ao fim no Inter de Milão, contribuindo para quatro títulos consecutivos. Em toda a sua carreira, demonstrou profissionalismo e liderança em todos os clubes por onde passou, incluindo na seleção nacional, com 127 internacionalizações e 32 golos.

Em termos da seleção nacional, tal como Luís Figo, Cristiano Ronaldo deixou a sua própria história, sendo o jogador com mais internacionalizações na história do futebol, tendo ultrapassado as 200 partidas, e também o melhor marcador de sempre de seleções, com mais de 130 golos.

As quase 10 bolas de ouro e a rivalidade com Messi fazem também parte da história, onde se mostra como um jogador que veio do “zero” pode ser considerado o melhor do mundo em pouco mais de duas décadas, e mostra como Portugal pode criar nomes de renome internacional.

Sobre o autor

ointerior

Leave a Reply