A Guarda foi palco, no último domingo, de uma das seis provas do Campeonato de Portugal de Drag Racing que foi ganha por José Realista (Volkswagen Polo).
Organizada pelo Guarda Unida Desportiva (GUD), a competição contou com grande parte dos pilotos inscritos no Nacional – faltaram apenas três – e teve lugar no troço da VICEG (Via de Cintura Externa da Guarda) entre a rotunda dos Bombeiros Voluntários e a rotunda do G. As qualificações decorreram durante a manhã e as eliminatórias à tarde, com a final a opor José Realista a Leandro David, ambos em Volkswagen Polo. O primeiro, natural da Póvoa de Santo Adrião (Odivelas), foi o mais rápido e venceu a prova da Guarda e a classe Pro 4×2. Nas restantes classes os vencedores foram Tiago Pereira (BMW M4) na Street Gasolina Turbo; Sofia Lima (Honda CRX VTEC) na
Street Gasolina Atmosféricos; Leandro Rodrigues (Seat Ibiza) na Street Diesel; David Nunes (BMW) na Street 4×4; e Hugo Costa (Audi S4) na Pro 4×4.
Concluída a jornada do campeonato, a organização realizou uma prova extra, denominada “Guarda a Fundo”, em que participaram alguns pilotos do Nacional de “drag racing” e pilotos com e sem licença desportiva. Aqui, a classificação geral fez-se por tempos e classes, com a vitória final a sorrir ao maiato David Nunes (BMW M1 40i XDrive), seguido de José Realista e Leandro David. Na classe Pro o vencedor foi José Realista; na classe Gasolina Turbo ganhou David Nunes; na classe Gasolina Atmosféricos venceu Joaquim Rocha e na classe Diesel foi Eduardo Nunes. A primeira edição do Guarda Drag Racing teve «alguns contratempos» por esta ser «uma modalidade nova no GUD e um novo campeonato da FPAK, pelo que há aspetos a melhorar», mas ficou a garantia de segunda edição «muito melhor, em todos os aspetos, em 2023, apesar do sucesso alcançado este ano», disse no final António Pissarra, diretor de prova e presidente do GUD. A competição resultou de uma parceria com o município, Instituto Politécnico da Guarda, bombeiros e PSP locais.