Desporto

João Brites vence Circuito Distrital de Ténis Amador

Ténis
Escrito por Efigénia Marques

João Brites (na foto), de Castelo Branco, venceu o Circuito Distrital de Ténis Amador (CDTA) da Guarda, que incluiu 31 torneios (19 principais e 12 de consolação) em 2023. O Open de Celorico da Beira, o último da época, que devia ter sido disputado no domingo não se realizou.
A sétima edição do CDTA contou com a participação de 76 tenistas oriundos dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Viseu. O albicastrense João Brites (Albi Sport Clube), com raízes familiares em Trancoso, sagrou-se campeão do circuito com 161 pontos, tendo ganho dois dos quatro últimos torneios pontuáveis. Na segunda posição ficou o sabugalense Paulo Sousa, com 138 pontos. O tenista raiano liderou o CDTA até outubro. O guardense Nelson Vieira fechou o pódio, com 100 pontos, tendo sido o melhor classificado entre os jogadores federados num clube do distrito, o Guarda Unida. Os três primeiros classificados são também os novos campeões distritais nas categorias de elite, +35 anos e +50 anos, respetivamente.
Outros protagonistas da época foram Luís Silva, de Figueira de Castelo Rodrigo, considerado jogador surpresa de 2023 ao alcançar o sexto lugar da geral. Já o tenista revelação foi Miguel Sá, dos Meios (Guarda), que se iniciou na modalidade há cerca de um ano e começou a jogar no circuito a meio, tendo conseguido o nono lugar. Por sua vez, o guardense Emanuel Barata foi o jogador mais participativo em 2023 com 13 torneios disputados, enquanto Tiago Torres e Sandro Videira, ambos da Guarda, vencerem dois torneios de consolação cada. Segundo as contas dos promotores do CDTA, nos 19 torneios principais realizados houve 14 vencedores diferentes.
A organização do circuito espera menos participantes na oitava edição, em 2024, uma vez que «muitos tenistas evoluíram e transitaram para os torneios federados».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply