Guardenses derrotaram o Estarreja no prolongamento e vão agora defrontar o Leixões, da IIª Liga
Num jogo muito emotivo no municipal da cidade mais alta, a equipa guardense, que milita no Campeonato de Portugal, ultrapassou o adversário do Distrital da Associação de Futebol de Aveiro por 5-4 após prolongamento. O golo da vitória aconteceu aos 106’ por intermédio de Jovane Camará. Ao intervalo registava-se uma igualdade a uma bola, com golos de Sérgio Santos (Guarda FC) e Alexandre Sala (Estarreja). Na segunda parte houve mais seis golos. Sérgio Santos fez o 2-1 para os locais e, três minutos depois, o Estarreja voltou a estabelecer a igualdade. A equipa de Aveiro passou para a frente do marcador aos 55’, por Ricardinho, e ampliou a vantagem aos 67’, com um golo de André Duarte. O Guarda FC puxou pelos galões e reduziu a desvantagem aos 77’, por intermédio de Silvano Nagana, e, volvidos quatro minutos, Alexander Soares empatou 4-4, levando a partida para prolongamento.
No período complementar, o “suspeito” do costume, Jovane Camará, deu a vitória aos comandados de Ricardo Barão, que recebem o Leixões, da IIª Liga, na segunda eliminatória da Taça de Portugal. No final do encontro, o técnico guardense assumiu que «já esperava um jogo complicado» porque as equipas de escalões inferiores «agigantam-se sempre e apresentam-se com uma motivação muito elevada» na prova rainha do futebol português. Ricardo Barão não quis falar, para já, sobre a eliminatória seguinte porque «o foco» está no próximo adversário do campeonato. Este domingo, a formação da cidade mais alta viaja até Cinfães, que tem mais um ponto que o Guarda FC, na quarta jornada do Campeonato de Portugal.
«Será mais um jogo difícil, mas a equipa entra sempre em campo para garantir os três pontos», garantiu o treinador, sublinhando que o Guarda FC é «uma equipa em crescimento nos automatismos e dinâmicas», tendo em conta que ninguém no plantel se conhecia. «Com exceção do Jovane, os jogadores vieram todos de equipas diferentes e ainda estamos numa fase de aprendizagem e crescimento diário», disse o técnico. O Guarda FC contabiliza três vitórias e duas derrotas em cinco jogos oficiais. Ainda na Taça de Portugal, o Vila Cortês do Mondego, outra equipa do concelho da Guarda, foi eliminado ao perder em casa com o Anadia, da Liga 3, por 4-2, após prolongamento. Ao intervalo registava-se um empate a uma bola e, no final do tempo regulamentar, o resultado também era de uma igualdade (2-2). O Anadia conseguiu carimbar a passagem à segunda eliminatória com dois golos aos 97’ e 106’. Também o Ginásio Figueirense ficou pelo caminho ao perder em casa com a Sanjoanense, da Liga 3, por 5-0. A próxima eliminatória da Taça já vai contar com as equipas da IIª Liga e com a entrada do Sporting da Covilhã, que tinha ficado isento na primeira ronda. No dia 22, os serranos vão defrontar o Pombal, que eliminou o Pedrógão S. Pedro por 3-1, no Santos Pinto.
Guarda FC segue em frente na Taça de Portugal
Vila Cortês e Figueirense ficaram pelo caminho na primeira eliminatória da prova “rainha” do futebol nacional