O Guarda FC está à beira do pódio da Série B do Campeonato após vencer em Santa Maria de Lamas (Santa Maria da Feira), no último domingo, o União local por 1-0 na 20ª jornada da prova.
Os comandados de Ricardo Barão estão em grande forma e não perdem desde 12 de janeiro, tendo registado quatro vitórias e três empates. No Estádio Comendador Henrique Amorim, os guardenses entraram decididos a pontuar e dominaram o primeiro tempo, tendo sido premiados aos 27’ com o golo de Deivison Borges. Os locais tentaram reagir, mas a formação visitante manteve-se coesa no último reduto e foi anulando as jogadas do União de Lamas, que ficou reduzido a dez pouco antes do intervalo após Francisco Cardoso ver dois amarelos no espaço de um minuto.
O Guarda FC regressou, por isso, mais determinado em conseguir a vitória no terreno do quarto classificado. Como seria de esperar, a formação da casa assumiu as despesas do jogo em busca do empate, mas esbarrou sempre na muralha defensiva dos visitantes, que também passaram a jogar com 10 unidades a partir dos 54’ após Rafael Tavares ter visto o segundo amarelo e ser expulso. A pressão do União aumentou até ao apito final, mas sem consequências para a Guarda, que resistiu e arrecadou três preciosos pontos.
Com esta vitória, o Guarda FC subiu ao quinto lugar com 31 pontos, menos um que o União de Lamas, quarto classificado, e menos sete que o Salgueiros, terceiro, que defronta este domingo (15 horas) no Estádio Municipal e também não perde há cinco jornadas. Será um jogo do tudo ou nada para os guardenses, que têm pela frente um final de campeonato complicado já que defrontam o Alpendorada (atual 7º) a 9 de março, visitam o Machico (8º) a 16 de março, recebem o Beira-Mar (9º) a 29 e jogam em casa do líder Leça a 6 de abril. Na última jornada do campeonato, a 13 de abril, o Guarda FC recebe o “lanterna vermelha” Régua.