A Guarda acolheu no fim de semana a final da Taça Nacional sub18 femininos conquistada pelo Ginásio Olhanense, que bateu o Algés Dafundo por 64-55.
Foi um jogo bastante equilibrado, com a equipa do concelho de Oeiras a comandar o marcador do primeiro ao terceiro período. O conjunto algarvio conseguiu dar a volta ao marcador na entrada para o derradeiro quarto período e acabou por vencer por apenas seis pontos. O Sporting Figueirense foi terceiro ao derrotar o AJCOD São Miguel por 73-38. Filipa Lérias, da Figueira da Foz, eleita a atleta mais valiosa desta “final four” da Taça Nacional. Para chegarem à final, o Ginásio Olhanense ultrapassou o AJCOD São Miguel por 67-32 e o Algés Dafundo levou a melhor sobre o Sporting Figueirense (61-55).
O presidente da Associação de Basquetebol da Guarda (ABG), Tiago Nascimento, mostrou-se satisfeito com a realização de «mais uma competição de alto nível» na Guarda. «São este tipo de acontecimentos que incentivam os jovens do interior e lhes dão uma motivação extra na prática desta modalidade», disse o responsável. Com o objetivo de promover a criação de estruturas para a prática do basquetebol de rua, foi assinado um protocolo entre Federação, a Câmara da Guarda e a ABG para a criação de um campo para a prática do 3×3 no Jardim dos Castelos Velhos, na cidade mais alta.