A Universidade da Beira Interior (UBI), Associação Académica (AAUBI) e as autarquias da Covilhã e Fundão candidataram-se à organização da fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) de 2020.
A proposta foi entregue ao presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, no passado dia 17. A UBI já acolheu estes campeonatos em 1992, 1997 e 2013. «Com a colaboração dos municípios, a universidade e a sua Associação Académica ficam asseguradas as condições para que a organização destes campeonatos sejam um sucesso e que as competições decorram dentro dos mais elevados padrões», afirmou o reitor António Fidalgo. Afonso Gomes, presidente da AAUBI, destacou a existência de nove instalações desportivas nos dois concelhos, 14 unidades hoteleiras disponíveis para receber os participantes e infraestruturas para as refeições. «Não esquecendo a zona onde estamos inseridos, integrámos no programa social desta candidatura a plantação de uma árvore por cada participante no evento, contribuindo para a reflorestação da área afetada pelos incêndios dos últimos verões», acrescentou o dirigente, que propõe a realização de um fórum para debater temas como carreiras desportivas e formação académica ou o futuro depois de terminada a carreira.
Uma mais-valia da candidatura é a parceria estabelecida com os dois municípios da Cova da Beira, enquanto Daniel Monteiro, presidente da FADU, reconheceu a Covilhã e a UBI «têm sido excelentes anfitriões de organizações nacionais da Federação ao longo das mais diversas épocas desportivas».