Desporto

Associação de Basquetebol da Guarda tem nova sede

Escrito por Jornal O Interior

A Guarda e Trancoso vão acolher este ano as finais da Taça Nacional feminina de seniores e do Campeonato Nacional da Iª Divisão em masculinos, anunciou o presidente da Associação de Basquetebol da Guarda (ABG).
«Estes jogos vão ser um grande impulso para a projeção modalidade no distrito e captar novos atletas», disse Miguel Espírito Santo na inauguração da nova sede daquele organismo, que fica na Rua Duque de Bragança, na cidade mais alta. A associação está a comemorar 30 anos e no sábado homenageou Vítor Figueiredo, José Solano e José Paulos, três antigos dirigentes e promotores do basquetebol na região. A efeméride incluiu também torneios de minis, sub-14 e sub-16. «A nossa aposta é no crescimento qualitativo da modalidade no distrito da Guarda e para tal vamos apostar no desenvolvimento de parcerias intermunicipais para criar núcleos de basquetebol», adiantou o dirigente, segundo o qual a nova sede proporciona «outras condições de trabalho e outra visibilidade» para a divulgação deste desporto.
«Este ano já iremos ter um crescimento de praticantes relativamente a 2018 e esperamos fechar 2019 com cerca de 250 atletas federados», disse Miguel Espírito Santo. Atualmente há quatro clubes federados, dois na Guarda, um em Celorico da Beira e outro em Gouveia, e a aposta e retomar a prática em Trancoso, onde o basquetebol já teve pergaminhos. «Pretendemos de forma bem sustentada começar a crescer no distrito em vilas onde haja condições e um dos concelhos sinalizados é Trancoso, onde o nosso objetivo é que a modalidade arranque para o ano», revelou o presidente da associação. Presente na sessão, o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, recordou que a associação guardense chegou a ter onze clubes e afirmou que a abertura da nova sede é um «momento alto e vai ser um bom contributo para recuperar alguma dessa dinâmica».
Já Carlos Chaves Monteiro, vice-presidente da Câmara da Guarda e responsável pelo pelouro do Desporto, declarou que «se investirmos nas associações, as cidades são mais conhecidas e competitivas porque ajudam também a fixar pessoas». No sábado, a ABG acolheu uma reunião entre as diferentes associações distritais de basquetebol e a Federação.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply