As curtas-metragens “O Tempo e a Vontade de Ficar”, “O Tempo Escreve a Vermelho” e “O Que Ainda Não Tem Nome”, realizadas por estudantes da Universidade da Beira Interior, foram galardoadas na 9ª edição dos Prémios Sophia Estudante, promovidos pela Academia Portuguesa de Cinema.
“O Tempo e a Vontade de Ficar”, de Henrique Linhales Rangel, foi segundo classificado na categoria de Melhor Curta-Metragem de Ficção, tendo sido realizado no âmbito da Licenciatura em Cinema. O mesmo sucedeu com “O Tempo e a Vontade de Ficar”, de Patrícia Fernandes, considerada a terceira Melhor Curta-Metragem Experimental. Já “O Que Ainda Não Tem Nome”, de Cybelle Mendes, recebeu uma menção honrosa na secção dedicada às curtas-metragens de mestrado e doutoramento. “Morpheus”, de Tomás Sousa e Diogo Rodrigues, na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, e “Uma Balada de Amor, Ganância e Vingança”, para Melhor Ficção, eram outros filmes da UBI nomeados.
Na categoria de “Melhor Cartaz” estava selecionado “A metade animal”, com design de Ana Sofia de Sousa Pereira, David Jorge Silvano Correia, Emanuele Souza Inácio, Maria Teresa Pinheiro Coelho Magalhães e Micaela Laura Benedito. Os Prémios Sophia Estudante são a mais importante competição dedicada a alunos da área de Cinema.