Cultura

Sétima Legião nos 18 anos do TMG

7ª Legião Concerto Coliseu Lisboa
Escrito por Efigénia Marques

Os icónicos Sétima Legião estão de regresso aos palcos e são a banda convidada para celebrar os 18 anos do Teatro Municipal da Guarda (TMG), que se comemoram na próxima terça-feira, dia 25 de Abril.
Fundada em 1982, numa época de grande criatividade do rock português, a Sétima Legião notabilizou-se pelo cruzamento da pop com a música tradicional portuguesa e a eletrónica. O grupo fundado por Rodrigo Leão, Pedro Oliveira e Nuno Cruz assumia influências da música pop rock inglesa, em particular o ambiente de Manchester e de bandas como Joy Divison. Os primeiros temas ainda foram escritos em inglês, mas foi com as letras em português, quase todas de Francisco Ribeiro de Menezes, com a introdução de bombos e da gaita de foles, que conquistaram uma marca na música portuguesa. Desse período inicial destaca-se o single “Glória”, com letra de Miguel Esteves Cardoso.
No total, a Sétima Legião editou seis álbuns, de “A um deus desconhecido” (1984) a “Sexto Sentido” (1999), tendo deixado a cena musical no ano seguinte sem nunca anunciar oficialmente um fim. “Sete Mares” e “Por Quem Não Esqueci” são dois temas intemporais do grupo que volta aos palcos passados 40 anos com Pedro Oliveira (voz e guitarra), Rodrigo Leão (baixo e teclas), Nuno Cruz (bateria, percussão), Gabriel Gomes (acordeão), Paulo Tato Marinho (gaita de foles, flautas), Paulo Abelho (percussão, samplers) e Francisco Menezes (letras, coros). O falecido Ricardo Camacho (2018) é rendido por João Eleutério nos teclados, sendo que estes concertos são também uma homenagem ao produtor e teclista original da banda lisboeta.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply