Escritores e cientistas estão de regresso à região para participar em mais uma sessão do projeto “aBEIRar” dedicado esta vez à temática da rocha.
O objetivo é proporcionar aos participantes «um olhar diferente da paisagem e da história geológica do nosso território, que conta mais de 650 milhões de anos», adianta a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), que organiza. A partir de sábado, e durante cinco fins de semana consecutivos, serão realizados cinco percursos interpretativos no Fundão (dia 2), Mêda (dia 10), Guarda (dia 16), Trancoso (dia 24) e Manteigas (dia 30). O “aBEIRar” teve início em maio com o tema “Água” e a seguir com o tema “Céu”, tendo já percorrido 10 concelhos da região com a participação de 26 cientistas, 10 autores na área da literatura e 31 entidades locais.
O projeto resulta de uma parceria entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da CIMBSE, a Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Universidade da Beira Interior.