Cultura

Prémio Abel Manta para Bela Branquinho

Pintura
Escrito por Efigénia Marques

“Luz de inverno”, da artista plástica Bela Branquinho, é a obra vencedora do Prémio Abel Manta de Pintura 2023. A 10ª edição do galardão instituído pelo município de Gouveia contou com 68 pinturas de 45 artistas a concurso.
A obra vencedora foi escolhida por unanimidade pelo júri, constituído pela arquiteta Isabel Manta, neta de mestre Abel Manta; pela artista plástica Mónica Nogueira e por João Nuno Ribeiro, em representação da Câmara gouveense. A entrega do prémio, com o valor monetário de 5 mil euros, está agendada para 11 de agosto no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, onde será também inaugurada a exposição das obras selecionadas este ano pelo júri. Patente até 5 de outubro, a mostra reúne pinturas de Catarina Pereira Mendes, Mafalda Amaro, Avelino Alves Fernandes, Bela Branquinho, Filipa Centeio, Ângela Belindro, Manuel Mendes, Cristiano Felismina e Pedro Jorge Mendes de Almeida.
Bela Branquinho vive e trabalha em Colares (Sintra). É licenciada em Direito. Frequentou cursos de aguarela, pintura abstrata e atelier em escola de artes de Lisboa (Nextart). É associada da Sociedade Nacional de Belas Artes onde frequenta o “Atelier Experimental”. Criado em 2007, no 25º aniversário da morte do pintor Abel Manta, este prémio destina-se «a promover artistas plásticos nacionais, proporcionando a apresentação pública dos seus trabalhos e valorizando as artes plásticas como elemento chave da programação cultural do município de Gouveia», recorda a autarquia. O concurso, de caráter bienal, foi aberto a artistas nacionais maiores de 18 anos ou residentes em Portugal.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply