Sonoridades de Espanha, Chile, México, Marrocos, Itália e Brasil vão tomar conta da Praça Velha, na Guarda, a partir de segunda-feira no âmbito do Festival Aguarda Músicas do Mundo.
A programação é da responsabilidade do TMG, que agendou para a primeira noite a atuação dos chilenos Newen Afrobeat e na terça-feira o palco será do músico galego Xurxo Fernandes, considerado «um dos nomes mais conceituados da música tradicional galega». A 24 de julho apresentam-se os marroquinos Tarwa N-Tinir, grupo conhecido pela fusão das sonoridades da cultura Amazigh (berberes) do Saara com o blues e rock. Na noite seguinte atuam os mexicanos Rompe Pera, cujo repertório aposta na mistura de estilos, como cumbia (música tradicional da Colômbia), punk, rock e outros géneros musicais.
Segue-se, no dia 26, o concerto do italiano Davide Ambrogio, que
explora a riqueza da tradição oral calabresa, região do sudeste italiano, incorporando nas suas atuações eletrónica com instrumentos tradicionais como a lira, pandeireta ou “zampogna” – uma espécie de gaita-de-foles, entre outros. O festival guardense fecha no dia 27 com o Coletivo Gira (Brasil). Trata-se de um grupo feminino que faz referência às rodas presentes em rituais de religiões afro-brasileiras, «como a umbanda, que, de acordo com a crença, são feitas normalmente de pés descalços, com cantos e preparações para chamados espirituais», adianta a organização.