Cultura

Manuel Cargaleiro «feliz e emocionado» com doutoramento honoris causa pela UBI

Cargaleiro
Escrito por Efigénia Marques

«Estou particularmente feliz e emocionado, porque recebi prémios de muito lado, mas este tem um significado único», assumiu Manuel Cargaleiro numa declaração aos jornalistas no final da cerimónia de outorga do doutoramento “honoris causa” pela Universidade da Beira Interior (UBI), na passada sexta-feira.
O pintor e ceramista destacou o facto desta distinção lhe ser atribuída por uma universidade que está na região onde nasceu. «Esta homenagem é o máximo que podia receber na minha vida. Felizmente que ela chegou aos 95 anos. Tem uma importância enorme pelo significado que tem, porque eu nasci na Beira Baixa. Eu sou de cá», disse, acrescentando que recebeu este reconhecimento «com humildade». Para o “padrinho” do novo doutorando, Fernando Ferreira Pinto, «pela sua obra, pelos seus valores culturais, na sua expressão humanística mais grandiosa, o postulante é inquestionavelmente digno do reconhecimento desse grau».
O advogado, doutorado em Ciências Jurídicas e docente da Universidade Católica Portuguesa, lembrou a vida e obra de Manuel Cargaleiro para afirmar que está «absolutamente convicto que esta homenagem que a universidade da sua terra lhe presta calará muito fundo no coração do mestre. Assim é porque se trata do justíssimo reconhecimento do que ele fez e do legado cultural que deixa nesta região». Já o reitor da UBI, Mário Raposo, realçou que a atribuição da mais alta distinção honorífica da universidade a Manuel Cargaleiro «encerra com brilhantismo este ano letivo. Honrar quem, pelo percurso de vida e dimensão artística, nos honra ao ingressar no nosso colégio de doutores fortalece-nos e dá-nos mais ânimo para enfrentar os desafios que se nos colocam no ano que se avizinha». E concluiu: «O doutoramento “honoris causa” reconhece a honra do agraciado e proclama-o publicamente. Distingue com isso o agraciado e recebe dele a honra da aceitação».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply