Cultura

Guardenses editam primeiro livro escrito e ilustrado por inteligência artificial

Livro
Escrito por Efigénia Marques

O guardense Tiago Caldeira, com o apoio da mãe, maria Goretti Caldeira, e a colaboração da designer Anita Nunes, também natural da cidade mais alta, acaba de editar o primeiro livro em português, escrito e ilustrado por inteligência artificial, com recurso ao ChatGPT e ao Midjourney.
A obra foi editada da EMIND, uma plataforma de publicação online, e teve como objetivo mostrar «o potencial (e limitação) da I.A. e contar uma história interessante criada com o ChatGPT e com ilustrações do Midjourney». Intitulado “O Mundo Mágico da Inteligência Artificial”, o livro «é um marco importante na história da literatura infantil em português, visa transportar o leitor para um mundo maravilhoso, onde a tecnologia e a natureza coexistem em harmonia», adiantam a editora. A personagem principal, ChatGPT – Chatty – é uma inteligência artificial amigável que ensina às crianças como usar a tecnologia de forma responsável para proteger o meio ambiente. «A EMIND está muito entusiasmada com este lançamento e acredita que este livro irá inspirar as crianças a explorar o mundo da tecnologia e da natureza de uma forma responsável e sustentável. Este livro é também um exemplo do poder da tecnologia em expandir a criatividade humana e criar novas formas de arte», lê-se ainda na nota enviada a O INTERIOR.
“ChatGPT e e o Mundo Mágico da Inteligência Artificial” está disponível em formato físico e em eBook na plataforma da EMIND.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply