Segundo os dados conclusivos da segunda edição do Barómetro de Crédito Habitação, promovido pelo site ComparaJá, o distrito da Guarda lidera o ranking com mais créditos habitação. Cerca de 10% dos empréstimos contraídos, através da plataforma, no distrito da Guarda foram requisitados por pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos. O distrito encontra-se também na primeira posição de pedidos de crédito para construção de habitação (31%), no primeiro semestre de 2021. A faixa etária que mais créditos solicita, dentro do distrito guardense, é entre os 31 e 35 anos, sendo também a mais alta do país. A Guarda é líder no ranking de preferência de habitações T3, apesar de ser uma tendência nacional, os números do distrito são os mais altos do país (64%), segundo a plataforma ComparaJá.
Contudo, mais de metade dos guardenses (55%) demora entre 36 a 40 anos a concluir a liquidação do crédito na totalidade.
Este estudo, promovido pela plataforma ComparaJá, utilizou os perfis de 11 mil utilizadores da plataforma e permeia as respetivas entidades bancárias em determinadas categorias.