A candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027 vai ser debatida durante um ciclo de “Conversas de Café”, que começa esta terça-feira (21h30) no TMG e termina a 26 de abril.
A iniciativa, organizada pela comissão executiva da candidatura e pela autarquia, abre com uma sessão sobre “Património Cultural como fonte de criação artística” com a participação de José Carlos Oliveira (realizador e produtor de cinema), José Rui Martins (ator e encenador) e Paulo Lima (antropólogo). Segundo a organização, este ciclo destina-se a «promover a participação e o envolvimento da comunidade em geral na discussão pública e reflexão dos temas que integram o conteúdo da estratégia e proposta de programa da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027».
“Design e produtos endógenos: da tradição à inovação” (15 de fevereiro), “A Cultura não tem idade: inclusão e vida ativa pelas artes” (9 de março), “A fruição artística na escola: desafios pedagógicos” (29) e “A Diáspora: patrimónios da emigração na região da Guarda” (26 de abril), são outros temas agendados nas “Conversas de Café”. A comissão executiva da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura é coordenada pelo antigo secretário de Estado da Cultura José Amaral Lopes.