Cultura

Filme austríaco vence festival CineEco

O filme “Utopia Revisitada”, do austríaco Kurt Langbein, venceu o 24º CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que terminou sábado em Seia.
O documentário, que ganhou a Competição Internacional Longas, aborda «experiências de modelos alternativos ao sistema capitalista globalizado, através da voz e de projetos de quatro empreendedores e ativistas sociais que criaram espaços onde é possível cooperar, compartilhar e preservar a natureza», adiantou a organização, a cargo do município. O Prémio Antropologia Ambiental – Liberty Seguros foi atribuído ao documentário “A Arca de Anote”, de Matthieu Rytz (Canadá), e o Prémio Educação Ambiental – Associação Mares Navegados foi para “Até à Última Gota – A Guerra Secreta na Europa”, de Yorgos Avgeropoulos (França/Grécia). “Corre”, de Francisco Rojas (República Dominicana), venceu a competição documentários e reportagens para televisão, recebendo ainda o Prémio Internacional de Curtas-metragens – Turistrela.
“O Império do Ouro Vermelho”, dos franceses Xavier Deleu e Jean-Baptiste Malet (Prémio Documentários e Reportagens para Televisão – Lusocargo); “Macoconi – as raízes dos nossos filhos”, do moçambicano Fábio Ribeiro (Grande Prémio Lusofonia/Camacho Costa); e “Floresta Eterna”, da portuguesa Evgenia Emets (Prémio Panorama Regional/Casa da Passarella), foram outros trabalhos distinguidos. Do palmarés constam ainda “As pequenas galochas amarelas”, de John Webster (Prémio Melhor Longa da Juventude e o Prémio Valor da Água) e “15 Memórias do fogo”, dos portugueses Rodrigo Oliveira e Tiago Cerveira (Prémio Melhor Curta da Juventude).

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply