Cultura

Festival Música no Castelo em Trancoso anima fim de semana

Jafumega
Escrito por Efigénia Marques

Jafumega, Quinta do Bill e Virgul são os destaques da 7ª edição do Festival Música no Castelo, que começa em Trancoso esta sexta-feira.
O evento organizado pelo município decorre na Praça D. Dinis, no centro histórico da “cidade de Bandarra”. A festa começa pelas 17 horas com um “sunset” no castelo, que se prolonga até às 21 horas e repete no sábado. Uma hora depois sobem ao palco os icónicos Jafumega, grupo formado no Porto em pleno “boom” do rock português, em 1978, e que teve uma curta e fulgurante existência. O grupo acabou em 1985, mas legou temas como “A ponte é uma passagem… prá outra margem”, “Ribeira”, “Latin’America”, “Kasbah” e “Nó Cego”, verdadeiros temas de uma geração de portugueses. Atualmente, da formação inicial mantêm-se Luís Portugal (voz), José Nogueira (saxofones e teclado) e Mário Barreiros (guitarras), depois da saída, por razões pessoais, de Álvaro Marques e Pedro Barreiros e do falecimento de Eugénio Barreiros, o compositor dos temas mais emblemáticos do grupo. Ao vivo, juntam-se a este trio outros três músicos convidados: Miguel Ferreira (teclados e voz), Nuno Coelho (baixo) e Ricardo Coelho (bateria). A primeira noite termina com a banda de “covers” Divagando.
No sábado (22 horas) atuam os Quinta do Bill, um dos mais conceituados grupos de folk rock português, seguidos dos guardenses Prós & Contras. O Festival Música no Castelo termina no domingo com um final de tarde recheado e que começa com o concerto da Academia de Música de Trancoso (17 horas), prossegue com o “sunset” no Castelo (19 horas), antes do espetáculo de Virgul (ex-Da Weasel), marcado para as 21h30. A noite fecha com o DJ Set na Praça D. Dinis. Segundo o município de Trancoso, a iniciativa tem como objetivo «aliar a música ao património, procurando atrair novos públicos e diversificar a oferta cultural do concelho».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply