Cultura

Fátima Teles vence Prémio Abel Manta

Escrito por Jornal O Interior

A artista plástica Fátima Teles, natural de Penedono (Viseu), venceu a edição deste ano do Prémio Abel Manta de Pintura, com a obra “Timeless”.
O galardão instituído pela Câmara de Gouveia, no valor de cinco mil euros, foi atribuído a uma pintura em acrílico sobre tela, de 2017, cuja autora é licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Escola Superior de Tecnologia de Tomar, e trabalhou como docente de expressão plástica e de educação visual. Segundo a autarquia, Fátima Teles «tem desenvolvido o seu trabalho utilizando alguns princípios matemáticos e geométricos, estabelecendo uma simbiose entre a linha, a cor e a geometria». A oitava edição deste concurso contou com 105 pinturas de 71 artistas que foram avaliados por um júri formado pela arquiteta Isabel Manta (neta de Abel Manta), pela artista plástica Mónica Nogueira e pelo fotógrafo Manuel Ferreira, em representação do município de Gouveia.
O galardão foi criado para homenagear o pintor Abel Manta (1888-1982), natural de Gouveia, e tem como objetivo «promover artistas plásticos nacionais, proporcionando a apresentação pública dos seus trabalhos». A sessão de entrega do prémio, que tem periodicidade bienal, vai acontecer a 9 de agosto, nas festas do Senhor do Calvário, dia em que será inaugurada uma exposição alusiva à edição deste ano com os quadros “I Had a Deram” (Ana Ferreira), “Keep on Changing 1 e Keep on Changing 2” (Sofia Leitão), “As Musas” (José Manuel Pereira), “Aurora” (Irene Felizardo), “Marés” (Bela Branquinho), “We can´t go home” (Rafael Oliveira), “Tiro – Um Homem que Consegue Mudar 7 ou Alterações Climáticas ou Uma Breve Reflexão Sobre o Pôr do Sol” (Alexandre Coxo), além da obra vencedora.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Deixar uma resposta