Cultura

Documentário sobre renaturalização no TMG

Rewilding
Escrito por Jornal O INTERIOR

O Teatro Municipal da Guarda (TMG) foi o local escolhido para a estreia em tela do documentário “Rewilding, um novo caminho para a natureza em Portugal”. A sessão está agendada para esta quarta-feira (19 horas) e é promovida pela Rewilding Portugal, que está sediada na Quinta da Maúnça, na Guarda.
Com narração de Célia Gil, o filme mostra as dificuldades e oportunidades que a natureza selvagem enfrenta atualmente e divulga também projetos como o “LIFEWolFlux”, relativo à melhoria das condições do lobo ibérico a sul do rio Douro e à sua coexistência com as populações locais, e “Promover a Renaturalização no Grande Vale do Côa”, para reforçar o corredor de vida selvagem e valorizar o património natural, cultural e histórico daquela zona do distrito. A “rewilding”, ou renaturalização, é uma «nova abordagem de conservação da natureza em Portugal, que procura criar as condições para que a natureza cuide de si mesma, e promover economias mais sustentáveis e baseadas na natureza», adianta a associação, cujos parceiros são a Rewilding Europe, Universidade de Aveiro, ATNatureza e Zoo Logical.
Depois da exibição haverá uma mesa redonda sobre o tema ““Que futuro para o património natural no Interior do país?”. A iniciativa está integrada no âmbito da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

Leave a Reply