Cultura

Crianças descobrem o folclore no Centro Cultural da Guarda

Img 8506
Escrito por Efigénia Marques

Projeto “Motivar Tradições” envolveu cerca de 300 alunos do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque ao longo de cinco dias

Os alunos do 2º e 3º ano da Escola Básica do Bonfim, na Guarda, tiveram uma aula diferente no passado dia 20, quando ficaram a conhecer o folclore da região e até dançaram com elementos do Rancho Folclórico da cidade. O momento foi proporcionado pelo Centro Cultural da Guarda, no âmbito do projeto “Motivar Tradições”, que envolveu cerca de 300 alunos do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque ao longo de cinco dias.
A anfitriã foi Helena Rodrigues, membro do rancho e funcionária da coletividade, segundo a qual o principal objetivo desta iniciativa é «levar as tradições da região aos mais novos» e neste caso «passar aos jovens um bocadinho do que era folclore e do que é o folclore atualmente». Na opinião da acordeonista, hoje em dia «há uma visão do folclore muito diferente daquilo que é», incluindo o que significa para a Guarda, cidade com um passado muito rico em etnografia, tradições, lendas e mitos. O desafio deste projecto é, por isso, o de incentivar os mais pequenos «a criar, desde novos, hábitos culturais e a adquirirem interesse pela história, costumes e o folclore do concelho onde vivem para que carreguem estas tradições adiante e elas não se percam para sempre».
Na sessão a que O INTERIOR assistiu os participantes tiveram a oportunidade de aprender duas danças diferentes da região da Beira Alta com os elementos do rancho guardense. Carlos Campos foi um deles e levou a missão a peito, mostrando às crianças o que é um rancho folclórico, o que faz, qual é a sua importância para a comunidade e, mais importante, como se dança. «A ideia é que interajam diretamente com essa realidade e mais tarde, se quiserem, se juntem ao grupo para que possam passar o testemunho às novas gerações e evitar que este património fique perdido no tempo», adianta Helena Rodrigues. Proposto pelo Centro Cultural ao Agrupamento no início do ano letivo, o projeto mereceu elogios da professora Ana Cardoso, que acompanhou os alunos da escola do Bonfim.
«É importante para que as crianças tenham contacto direto e conheçam as tradições e costumes da região, o que é um grande enriquecimento para eles, uma vez que o Rancho Folclórico da Guarda é uma parte muito importante da história da região», considera a docente, não sem antes acrescentar que a «expetativa era que o projeto abrangesse mais aulas do género» e também que se repita no próximo ano lectivo. Quem gostou da experiência foram os alunos, que se mostraram animados e curiosos com as danças que aprenderam. No final, alguns saíram com vontade de saber mais, como foi o caso do Miguel, do 3º ano, que nesta aula conseguiu «receber algum conhecimento da cultura portuguesa». Também a Carminho garantiu que gostou «muito de dançar e voltava a repetir» a experiência, «se pudesse».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply