Teve início no passado dia 27 de maio a elaboração do Plano Estratégico Municipal de Cultura da Guarda com o objetivo de dar resposta às metas de sustentabilidade económica, social e cultural da autarquia.
O documento está ligado à candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027 e vai incluir as metas da Estratégia Regional de Cultura do Centro 2030, promovida pela Direção Regional da Cultura do Centro, e do Plano Nacional das Artes (PNA), desenvolvido pelos setores culturais e educativos do Governo. A Estratégia Regional de Cultura do Centro quer redefinir estratégias para as políticas culturais da região Centro do país, já o PNA pretende tornar a arte mais acessível a todos os cidadãos, em especial às crianças e jovens, aproximando-os através de uma comunidade educativa. Todo este processo está a ser acompanhado pelo Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho, que também esteve envolvido na elaboração da Estratégia Regional de Cultura do Centro.
Entre as principais ações de auscultação pública estão previstas entrevistas, grupos de discussão, trabalho de observação no terreno e um questionário disponível a toda a população no site do município da Guarda. A resposta a este inquérito pode ser feita até 13 de junho, podendo o período ser alargado até dia 20, sendo que os inquiridos podem habilitar-se ainda a ganhar entradas gratuitas no Museu da Guarda e descontos de 50 por cento em espetáculos no Teatro Municipal da Guarda (TMG) até setembro de 2021.