Cultura

41º Festival de Folclore no sábado na Alameda de Santo André

Folclore
Escrito por Efigénia Marques

A Alameda de Santo André, na Guarda, recebe este sábado o 41º Festival de Folclore, organizado pelo Centro Cultural da cidade mais alta.
Participam o Grupo Etnográfico de Santo António de Arenilha (Vila Real de Santo António), o Grupo de Danzas de Alqueria (Aranda del Duero, Espanha), o Grupo Regional de Folclore da Benedita (Alcobaça) e o Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda. Os grupos serão recebidos na Câmara Municipal pelas 17h30, seguindo-se um jantar convívio. O desfile dos participantes entre o Paço da Cultura, sede do Centro Cultural, e a Alameda tem início pelas 20h30, sendo que as atuações começam uma hora depois. «Após a pandemia, nada ficou como antes», afirma Albino Bárbara. Segundo o presidente da direção do Centro Cultural, «tivemos uma quebra na altura da Covid-19 ao nível do associativismo, mas sentimos que isso aconteceu pelo mundo. No nosso caso, retomou-se paulatinamente o gosto pelas atividades e, curiosamente, ao folclore regressou toda a gente, pelo que neste momento temos um rancho renovado».
O dirigente destaca que «há muita gente jovem» e até há «ligações geracionais, com o avô e o neto a dançarem no mesmo grupo, o que nos dá uma garantia de continuidade». Este ano, o Festival de Folclore vai contar com desmonstrações de jogos tradicionais dinamizadas pela Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG).

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply