Cultura

120 atividades culturais de abril a junho na Guarda

7ª Legião Concerto Coliseu Lisboa
Escrito por Efigénia Marques

Foi apresentada na sexta-feira a agenda cultural da Guarda para o segundo trimestre de 2023. Entre abril e junho estão programadas 120 atividades no Teatro Municipal da Guarda (TMG), na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) e no museu, num investimento de cerca de 200 mil euros.
A programação pretende «ser eclética e cativar mais públicos para estes três equipamentos porque queremos que venham cada vez mais pessoas dos diversos níveis da sociedade, seja do nível cultural, social, etário ou salarial», adiantou Sérgio Costa, presidente da autarquia, na apresentação da agenda. Apostar na cultura produzida pelos guardenses é também uma prioridade do município, que garante que «nunca foi feita uma aposta tão grande e em tão pouco tempo nas companhias de teatro locais, nas criações locais e nas residências artísticas locais. É uma aposta certa e é muito importante, porque se não formos nós a puxar por eles ninguém o fará», considerou Sérgio Costa.
No TMG destaque para o concerto dos Sétima Legião (25 de abril), Moullinex (28 de abril), a tertúlia “Abril no Altitude – A Revolução passou pela Rádio” (29 de abril), um evento que inclui uma tertúlia no âmbito das comemorações do 25 de abril e declamação de poesia pelo grupo de intervenção cultural “Reflexo Imperfeito”. A Ópera + Orquestra Filarmónica Portuguesa (9 de maio), o concerto IN Memoriam de Eduardo Lourenço (23 de maio), Valete (27 maio), a exibição da premiada curta-metragem de animação “Ice Merchants”, nomeada para os Óscares (30 de maio) e peça de teatro “Um dia na Repartição” (28 e 29 de junho).
A BMEL acolhe, entre 4 e 11 de abril, as férias ativas da Páscoa e a Quinta do Conto. A 15 de abril será inaugurada a exposição “Pintar (com) Parkinson” e de 8 a 14 de maio haverá uma residência de dramaturgia. A biblioteca acolhe ainda apresentações de livros e várias atividades dedicadas ao centenário do nascimento de Eduardo Lourenço. No Museu da Guarda realce para a exposição “Interior Emergente” (14 de abril), a conferência dedicada a Francisco de Pina (5 maio), um curso de pintura (6 e 7 de maio) e a oficina de arte urbana orientada por Desy CXXIII (17 a 22 de junho), entre outras propostas.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply