Cara a Cara

«Estamos a trabalhar para continuar a trazer grandes eventos de andebol para o distrito da Guarda»

Design Sem Nome
Escrito por ointerior

P – Qual é o balanço que faz do Torneio 4 Nações, que voltou a realizar-se no distrito da Guarda este ano?

R – Como temos vindo a realizar todos os anos, a parceria existente entre a Federação de Andebol de Portugal, a Associação de Andebol da Guarda e os quatro municípios envolvidos (Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel) levou a que voltássemos a realizar um grande evento com as quatro seleções mais fortes na Europa e no mundo nos últimos anos. A Alemanha é o atual campeão mundial (2023), a Espanha é bicampeã da Europa (2022 e 2024), Portugal é vice-campeão europeu (2022 e 2024) e a França tinha vencido o último Torneio “4 Nações” (2024). O balanço foi muito positivo, em primeiro lugar pelo “feedback” das seleções participantes, que elogiaram toda a organização em todos os aspetos. Queria aproveitar para agradecer aos quatro municípios (executivos e técnicos de Desporto) que trabalharam muito para que nada faltasse as seleções. Em segundo lugar, pela qualidade das equipas/seleções e dos jogos realizados. Por último, pela vitória de Portugal neste torneio.

P – É possível o distrito da Guarda acolher competições da seleção nacional?

R – O distrito da Guarda já recebeu tanto estágios da seleção nacional de seniores masculinos, tendo sido realizados três jogos de preparação com a seleção da Roménia, como também já recebemos um jogo de apuramento para o Campeonato da Europa da seleção nacional seniores femininos. O encontro frente à Dinamarca, uma das seleções mais fortes do mundo, decorreu em Pinhel. Qualidade e capacidade organizativa nós temos, sempre em parceria com os municípios, e pretendemos continuar a trazer grandes eventos de andebol para o distrito da Guarda. Já estamos a trabalhar para que isso possa continuar a acontecer.

P – Como caracteriza o distrito da Guarda no que toca à prática do andebol? Quantos atletas federados há?

R – Neste momento, no final das épocas desportivas, temos uma média de 150 a 200 atletas. O andebol no distrito da Guarda caracteriza-se essencialmente pelos escalões de formação (manitas até juvenis), apesar de há alguns anos (6 ou 7 anos, sensivelmente) termos tido uma equipa sénior em Pinhel e de juniores em Figueira de Castelo Rodrigo.

P – O que falta para a modalidade vingar no nosso distrito?

R – Somos um distrito onde o futebol domina fortemente o desporto, como no resto do país, e procuramos sensibilizar e promover o andebol desde as escolas do primeiro ciclo do ensino básico. Nesse âmbito, e com esse objetivo, realizamos protocolos com vários municípios de forma a promover o aparecimento de novos clubes.

_____________________________________________________________________________________

Perfil:

Miguel Fonseca

Presidente da direção da Associação de Andebol da Guarda

idade: 46 anos

Naturalidade: Peso da Régua

Profissão: Professor de Educação Física

Currículo (resumido): Presidente da Associação de Andebol da Guarda; “Team Manager” da seleção nacional de Portugal seniores masculinos; Professor de Educação Física

Filme preferido: “A missão” de Roland Joffé

Hobbies: cinema, estar com a família

Sobre o autor

ointerior

Leave a Reply