Arquivo

XXI Feira das Tradições dedicada o “Granito Cinza”

Os produtos endógenos são os reis de mais um certame, que conta com os cabeças de cartaz Xutos & Pontapés

A Feira das Tradições, em Pinhel, está de regresso no fim-de-semana que antecede o Carnaval, nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro. Este ano, o tema será o “Granito Cinza” de Pinhel, «um potenciador económico» do concelho, afirma o autarca local.

«Fazer mais e melhor» foi a garantia deixada por Rui Ventura, na apresentação da XXI Feira das Tradições, na passada sexta-feira. À semelhança dos últimos anos, o certame vai decorrer no Centro Logístico, no espaço da antiga Rhode, mas este ano com «algumas alterações no espaço da feira». Para felicidade do autarca há mais empresas a laborar nos pavilhões da antiga fábrica de calçado, pelo que houve a necessidade de recorrer a tendas exteriores. «Promover os produtos regionais» é a palavra de ordem para Rui Ventura e ao longo de 7 mil metros quadrados marcam presença as freguesias e associações do concelho, mas sobretudo empresários, que promovem produtos endógenos, como o mel, o vinho, o azeite, as cavacas e este ano com especial destaque o granito cinza. Reunir todos os empresários e atividades económicas de Pinhel era há muito um desejo do edil. Este ano, Rui Ventura conseguiu provar que «se tínhamos alguma dúvida de que era possível, essa dúvida dissipou-se», pois está já garantido que à entrada da feira vai estar «um espaço dedicado ao granito de Pinhel, onde todos os nossos empresários então envolvidos para embelezar aquele espaço». Esta é, para Rui Ventura, uma forma de homenagear «aqueles que trabalham de um forma muito dura» e «uma atividade que cria riqueza no concelho de Pinhel».

A Feira das Tradições é uma aposta forte da autarquia, com o seu presidente a afirmar que «se quiserem conhecer o nosso concelho e a melhor riqueza que nós temos, é virem à Feira das Tradições». E é com o objetivo de atrair ainda mais visitantes e ultrapassar o recorde do último ano, 40 mil visitantes, que a animação é também uma aposta forte. Na primeira noite sobem ao palco os Xutos & Pontapés, que não atuam na “cidade falcão” desde 1988 e são por isso uma grande atração, acreditando Rui Ventura que «virá muita gente para ver novamente» a maior banda rock portuguesa. Entre os artistas convidados estão ainda Diogo Piçarra e Mastik Soul (sábado) e Sons do Minho (domingo). O Carnaval também anima a feira de Pinhel e logo no primeiro dia há um desfile de carnavalesco com a participação das escolas do concelho e no domingo à noite o tradicional baile com um concurso de máscaras. Tudo isto, «num espaço apetecível».

Granito Cinza, um «potenciador económico»

No dia em que a Câmara Municipal apresentou a XXI Feira das Tradições promoveu uma visita a empresas de extração e transformação de granito.

Para autarquia, é importante promover os seus empresários e «ajudar naquilo que é a sua luta diária». No total são cerca de 30 empresas do ramo a laborar no concelho, e criam 250 empregos. Só o Granito Cinza representa 10 por cento do volume de negócios de Pinhel e por isso Rui Ventura vê a necessidade de «reconhecer este trabalho», que considera difícil e ao mesmo tempo um «potenciador económico», não esquecendo que «é importante dar um sinal de que estamos com eles». Envolver as crianças com esta atividade é também um dos objetivos do autarca que tem promovido visitas de estudo a algumas pedreiras, como uma forma de aproximar os mais pequenos deste produto endógeno.

Ana Eugénia Inácio Granito Cinza representa 10 por cento do volume de negócios de Pinhel

Sobre o autor

Leave a Reply