Arquivo

Volta a Portugal sobe hoje à Torre

Guardense David Rodrigues figura no “top 30” da prova após a primeira semana da competição

Disputa-se hoje a sétima e mais aguardada etapa da 76ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, que vai ligar Belmonte, uma das novidades da prova, ao alto da Torre, numa tirada com 172,5 quilómetros. Amanhã, na oitava etapa, a “caravana” sai do Sabugal em direção a Castelo Branco.

A etapa que termina na Torre, por volta das 17h20, terá uma saída simbólica da Praça das Artes, em Belmonte pelas 12h10. A partida real tem lugar cinco minutos depois no Colmeal da Torre. Após passar por várias localidades do concelho de Belmonte, a “caravana” dirige-se para a Covilhã, onde está instalada a primeira meta volante do dia no centro da cidade. Nas Penhas da Saúde, o pelotão encontrará um prémio de montanha de categoria especial ao quilómetro 69 e segue depois em direção a Manteigas e às Penhas Douradas, onde terão uma contagem de montanha de 2ª categoria. Ao quilómetro 124 há nova meta volante em Gouveia, seguindo-se outra em Seia. Vêm depois Aldeia da Serra, Sabugueiro e Barragem da Lagoa Comprida, antes das maiores dificuldades desta tirada com a chegada à Torre a merecer categoria especial.

Amanhã, a saída do Sabugal está agendada para as 12h35 na Avenida 25 de Abril (simbólica) e para as 12H40 nas Quintas de S. Bartolomeu. A primeira meta volante está instalada no Soito ao quilómetro 26, com a caravana a prosseguir em direção a Castelo Branco, num total de 194 quilómetros. Quem tem estado a dar boa conta de si é o guardense David Rodrigues. Após uma semana de competição, o jovem de 23 anos que está a competir pela Seleção Nacional/Liberty Seguros ocupa o 27º lugar da classificação geral. No prólogo, que teve lugar na quarta-feira, David Rodrigues foi 57º a 59 segundos do primeiro, e na primeira etapa, que ligou Lousada à Maia acabou em 62º com o mesmo tempo do vencedor, o mesmo sucedendo na segunda tirada que ligou Gondomar a Braga, quando terminou em 39º. No sábado, na etapa que ligou Viana do Castelo a Montalegre, o ciclista da Guarda foi 31º a 1m14s do vencedor, ascendendo ao 24º lugar da geral, o seu melhor lugar até ao momento.

No domingo, na quarta etapa, que ligou Boticas ao Alto da Senhora da Graça foi 19º a 1m.08s do vencedor. Na segunda-feira, disputou-se a etapa entre Alvarenga e Santo Tirso com David Rodrigues a acabar no lugar 29 a 1m21s do primeiro. Já na terça-feira, o guardense terminou a sexta etapa entre Oliveira do Bairro e Viseu, integrado no pelotão com o mesmo tempo do vencedor na 51ª posição. Deste modo, o jovem ciclista manteve o 27º lugar da classificação geral, a 4m13s do camisola amarela. Na classificação geral da camisola da juventude, David Rodrigues é terceiro, atrás de dois espanhóis. Ontem foi dia de descanso.

Ricardo Cordeiro Ao cabo de seis jornadas, David Rodrigues é o 27º da geral

Sobre o autor

Leave a Reply