Arquivo

Voleibol de regresso à Guarda

Instituto Politécnico e Guarda Unida Sport Clube criam equipa sénior para disputar Nacional da IIIª Divisão

O voleibol está de regresso à cidade. O Instituto Politécnico (IPG) e o Guarda Unida Sport Clube assinaram, na última sexta-feira, um protocolo para criação de uma equipa sénior de vólei. A formação, constituída por alunos do IPG, entre outros atletas, estreou-se no sábado em Santo Tirso.

«Não queremos estar fechados, mas sim estreitar laços com a sociedade civil. Como temos um curso de Desporto, o mínimo que devemos fazer é colaborar», considerou o presidente do IPG. Constantino Rei explicou que, no âmbito deste protocolo, «professores e alunos terão oportunidade de aplicar no terreno as suas competências», em estreita ligação com projetos da cidade, neste caso com um clube desportivo. O presidente do Guarda Unida também destacou essa vantagem, sublinhando que «o curso de Desporto é muito importante para o IPG e a instituição precisa, por isso, de encontrar parceiros na comunidade». António Pissarra acredita que o clube poderá mesmo «ter uma maior ação» através deste acordo, acrescentando tratar-se do «regresso de uma modalidade que já deu frutos à Guarda», uma vez que alguns atletas da região chegaram outrora à seleção nacional de voleibol.

A equipa recém-formada vai disputar o Nacional da IIIª Divisão e a maioria dos jogos terá lugar na região do Porto. O docente Jorge Casanova foi escolhido para técnico e diretor da formação. Mas o acordo não se fica por aqui. Outro dos objetivos é dar a oportunidade de estágios no Guarda Unida aos alunos do IPG. «Os estudantes não têm de se deslocar para fora da cidade. Vamos aceitar estagiários e celebrar protocolos com o mestrado e CET’s [Cursos de Especialização Tecnológica] na área do Desporto», adiantou António Pissarra. Uma opção reforçada pelo presidente do Instituto: «Temos intenção de aliar a prática à teoria para que os alunos se envolvam como atletas e possamos cumprir assim o nosso papel de abertura à cidade», declarou Constantino Rei. Mas, a longo prazo, há ainda um desígnio mais ambicioso, confidenciado pelo dirigente do Guarda Unida, que é a abertura de uma escola de voleibol.

Catarina Pinto Constantino Rei e António Pissarra assinaram protocolo na última sexta-feira

Comentários dos nossos leitores
Alice apaiva@yahoo.coom
Comentário:
Estágios de um curso superior em clubes?? Ricos estágios…. Qualquer dia até as gasolineiras aceitam estagiários. Ao ponto que chegou o meu IPG….
 

Voleibol de regresso à Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply