Arquivo

Vitor Gaspar reconhece défice real superior a 6 por cento

Ministro traçou perante os deputados da maioria cenário muito negro de Portugal e da Europa.

Vítor Gaspar explicou esta manhã, numa reunião com os deputados do PSD e do CDS, que o défice real deste ano, sem medidas extraordinárias, ficaria acima dos 6 por cento. Ora, como a tolerância admitida pela a troika foi apenas de 5 por cento para este ano e de 4,5 por cento em 2013, o Governo teve de pedir sacrifícios suplementares.

Questionado por vários deputados sobre os números do défice e as contas do Orçamento, Gaspar explicou que o défice real deste ano é uma das razões para a aparente discrepância entre a necessidade de garantir “apenas” 850 milhões de euros e o pacote de medidas agora anunciado, que representa cerca de cinco mil milhões de euros.

Gaspar relacionou ainda esta discrepância com o cenário macro-económico traçado para o ano que vem (uma contração da economia superior ao que estava estimado) e as incertezas na situação europeia. De acordo com os deputados que ouviram as explicações do ministro, o cenário traçado por Vítor Gaspar foi «ainda mais negro» do que aquele que foi ontem apresentado aos portugueses.

Sobre o autor

Leave a Reply