Resultados da nova avaliação da troika ao programa de assistência financeira vão ser revelados hoje pelo ministro das Finanças, que pode apresentar ainda mais medidas de austeridade.
O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, apresenta hoje, em conferência de imprensa, em Lisboa, as conclusões da quinta avaliação da troika ao programa de ajustamento económico português, anunciou ontem o Ministério das Finanças. A conferência de imprensa terá lugar pelas 15 horas no Salão Nobre do Ministério das Finanças.
Vítor Gaspar, acompanhado pelo secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, irá apresentar as principais conclusões deste quinto exame e responder às questões dos jornalistas, informa o gabinete do ministro. A quinta revisão do programa de assistência financeira internacional a Portugal decorreu desde 28 de agosto.
Vítor Gaspar falará aos jornalistas depois do primeiro-ministro, Passos Coelho, ter anunciado na sexta-feira um aumento de 11 para 18 por cento da contribuição para a Segurança Social dos trabalhadores dos setores público e privado e a redução de 23,75% para 18% da contribuição das empresas.
O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, disse no Rio de Janeiro que o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, faria hoje uma declaração sobre medidas do Orçamento de Estado de 2013, deixando antever que podem ser apresentadas mais medidas de contenção.
«Já é público que o senhor ministro das Finanças fará uma declaração ao país que tem a ver com Orçamento de 2013», afirmou Miguel Relvas, sem fornecer mais detalhes sobre o anúncio.