Arquivo

Visconde de Molelos

Efemérides

Foi no dia 8 de fevereiro de 1774 que nasceu em Molelos (Tondela), Francisco de Paula Vieira da Silva e Tovar, visconde de Molelos desde 1826, por despacho de D. Miguel.

Era formado em Ciências. Ao rebentar a sublevação geral dos franceses, em 1808, foi um dos elementos mais ativos na província da Beira como chefe do Estado-Maior do general Pinto Bacelar. No fim da Guerra Peninsular foi promovido a coronel e recebeu o título de barão em 17 de dezembro de 1815. Secretário militar de D. Miguel, era governador do Algarve com a patente de marechal-de-campo quando se verificou o desembarque dos liberais em Cacela, a 24 de junho de 1833. Devido a um erro tático permitiu o seu avanço sobre Lisboa, onde entram a 24 de julho desse ano, o que se tornou fatal para a causa miguelista. Morreu na sua terra natal a 7 de dezembro de 1852.

O Paço de Molelos é uma residência senhorial neste município. Foi fundado pela família dos Nápoles, descendente de um cruzado italiano, Estêvão de Nápoles, que era filho do duque de Durazzo e neto do rei Carlos II de Nápoles. Esta família fundiu-se, no século XVI, com a também nobre linhagem dos Tovar, que veio foragida de Espanha. Os senhores desta casa foram elevados a barões e depois a viscondes de Molelos por D. João VI. Na geração seguinte, D. Miguel concedeu-lhes ainda o título de condes, sendo o primeiro o nosso destaque de hoje. O Paço continua a pertencer à família.

Por: Américo Brito

Visconde de Molelos

Sobre o autor

Leave a Reply