Arquivo

Vinhos da região Centro conseguem 2,9 milhões do FEDER

Apoios

O plano estratégico de apoio à fileira do vinho na região Centro, apresentado na semana passada em Coimbra pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e as pelas Comissões Vitivinícolas Regionais (CVR) de Lisboa, Dão, Bairrada, Beira Interior e Tejo, vai receber uma comparticipação de mais de 2,9 milhões de euros do FEDER para um investimento elegível aprovado de 3,5 milhões.

O objetivo desta candidatura é «apoiar a cadeia de valor dos vinhos, desde os recursos naturais até à promoção junto do consumidor final, congregando as cinco CVR da região Centro, intensificando as colaborações e reforçando o trabalho em rede na inovação, no desenvolvimento tecnológico e na produção dos vinhos», anunciou a CCDRC em comunicado. O programa pretende ainda reforçar o peso da fileira do vinho na economia regional e afirmar o Centro como uma região vitícola a nível nacional e internacional. «Um dos ativos mais importantes da região Centro é a diversidade e riqueza dos seus territórios vinhateiros. Este programa pretende criar as condições para que todos eles se possam afirmar no seu caráter único e distintivo e contribuir decisivamente para o desenvolvimento económico da região Centro», afirma Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC.

A região Centro integra as Denominações de Origem da Beira Interior, da Bairrada e do Dão, parcialmente a de Lisboa e residualmente a do Tejo. No conjunto, esta região é responsável por cerca de 37 por cento da área total de vinha existente em Portugal e por 35 por cento da produção de vinho nacional. Em termos de volume de exportações, os produtores do Centro do país exportam entre 40 a 50 por cento da sua produção, consoante as diferentes regiões, refere a CCDRC.

Sobre o autor

Leave a Reply