Arquivo

Vinhos da Beira Interior vão promover-se em Lisboa e Porto

Segunda edição da feira “Beira Interior – Vinhos & Sabores” decorreu no fim-de-semana em Pinhel

Promover os vinhos da Beira Interior em Lisboa e no Porto é o próximo desafio da Câmara de Pinhel, que no último fim-de-semana organizou com a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) a segunda edição da feira “Beira Interior – Vinhos & Sabores”.

«Queremos fazer algo como este certame nos grandes centros, numa rua de Lisboa e Porto, para divulgar os nossos produtos e afirmar a marca Beira Interior», disse Rui Ventura. O presidente da Câmara, que falava na abertura do evento, considerou que atividades como esta feira não chegam pelo que desafiou os produtores e a CVRBI a aderirem à sua proposta. «A Câmara de Pinhel vai investir nisto, seguramente que outros virão juntar-se a nós, porque somos o concelho com maior produção de vinho da região e com este projeto estamos a zelar pelos interesses dos nossos produtores», acrescentou o autarca. Na sua opinião, «não podemos continuar a trilhar o caminho cada m por si, temos que nos unir para afirmar cada vez mais a Beira Interior como território de vinhos magníficos».

João Carvalho, presidente da CVRBI, concordou dizendo que «se não nos mostrarmos ninguém nos conhece». O produtor sublinhou que o certame realizado em Pinhel – concelho que representa mais de 50 por cento dos vinhos produzidos na Beira Interior – é de «capital importância para a evolução comercial dos nossos vinhos». Mas admitiu que é preciso mais: ir ao estrangeiro e participar nas feiras nacionais e internacionais. O responsável lamentou ainda que apenas 15 por cento dos 40 milhões de litros de vinho produzidos na região sejam certificados: «O resto é vendido a granel, ao desbarato, e não traz valor acrescentado para a Beira Interior», declarou, assumindo o objetivo de chegar aos 90 por cento de vinho certificado nos próximos anos. João Carvalho considera que também é possível aumentar a produção «para os 100 milhões de litros com as nossas vinhas», tudo para que a vitivinicultura seja «o principal setor económico» da região.

Realizado no pavilhão multiusos de Pinhel, o “Beira Interior – Vinhos & Sabores” contou com a participação de mais de duas dezenas de produtores de vinho, complementados com produtos tradicionais como o mel, o azeite, o queijo, os enchidos e a doçaria tradicional. Houve ainda espaço para um seminário sobre a importância da internacionalização dos vinhos da Beira Interior, mas também provas comentadas e diversas demonstrações gastronómicas. No final, Rui Ventura considerou que a segunda edição do certame «superou as melhores expetativas» da organização.

Luis Martins Mais de duas dezenas de produtores estiveram representados no pavilhão multiusos de Pinhel

Sobre o autor

Leave a Reply