Arquivo

Vinhos da Beira Interior premiados em Espanha

Espumante Castelo Rodrigo Bruto e tinto “Ponte Romana”, da Adega de Pinhel, receberam medalhas de ouro

Nove vinhos da Beira Interior foram galardoados na oitava edição dos Prémios Arribe, que se realizou na semana passada em Trabanca, na província de Salamanca (Espanha).

A concurso estiveram mais de 500 vinhos, de 56 Denominações de Origem de Portugal e Espanha, e para a Beira Interior vieram nove medalhas, duas de ouro e sete de prata.

As medalhas de ouro foram para o “Espumante Castelo Rodrigo Bruto”, da Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, e para o Tinto “Ponte Romana”, da Adega Cooperativa de Pinhel. Quanto aos vinhos distinguidos com a prata foram para: “Espumante Castelo Rodrigo meio seco”, “Castelo Rodrigo Síria” e “Convento de Aguiar Reserva” (todos da Adega de Figueira de Castelo Rodrigo), “Vale d’Esgueva Reserva Síria” (Cobelcos – Vinhos e Turismo), “Fafide Branco 2011” (União Comercial da Beira), “Aforista” (Daniel Cavaleiro Saraiva) e “Vinho Tinto Reserva Entrevinhas 2011” (Sociedade Agro-Pecuária Baraças Irmãos Unidos). Segundo a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, «a Concurso estavam nove categorias de vinhos e só foi atribuída uma medalha de ouro por categoria, tendo a Beira Interior arrecadado 2 medalhas de ouro em 9 possíveis», o que representa «mais de 22 por cento do total das medalhas de ouro». Estas distinções vêm mais uma vez «provar, a excelência dos Vinhos da Beira Interior, que quando competem com os melhores demonstram a sua grande qualidade», defende a CVRBI, em nota de imprensa. A entrega dos prémios está agendada para dia 24, em Espanha. A VIIIª edição dos Prémios Arribe 2012 termina com um recorde histórico de vinhos participantes e a excelente qualidade dos vinhos premiados Os vinhos das denominações de origem Douro e Rioja foram as que obtiveram maior reconhecimento. Os vinhos portugueses obtiveram 64 prémios, enquanto os espanhóis chegaram aos 68 galardões. O regulamento do Prémio Arribe estabelece dois tipos de prémios: o Arribe de Ouro, que é um prémio único atribuído ao primeiro vinho de cada categoria com mais de 85 valores, e o Arribe de Prata com o que se premeia os vinhos que obtiveram mais de 85 valores, à exceção do primeiro de cada categoria. O júri foi composto por 27 elementos, oriundos de Portugal e Espanha.

Júri foi composto por 27 elementos, oriundos de Portugal e Espanha

Vinhos da Beira Interior premiados em
        Espanha

Sobre o autor

Leave a Reply