Celorico da Beira acolhe, a partir de hoje, o primeiro Encontro e Prova Internacional de Vinho, organizado pela vinho.tv.
Esta iniciativa conta com a colaboração da Associação Portuguesa de Management (APM), a autarquia local, a Turismo da Serra da Estrela e a Associação das Aldeias Históricas de Portugal. O programa inclui provas e mostras de vinhos e produtos regionais, mas sobretudo o congresso “Vinhos Portugueses – Novos Desafios e Estratégias”, em que participam alguns dos mais influentes críticos de vinhos internacionais. São eles os britânicos Jancis Robinson, Tim Atkin (da “Master of Wine”), Sarah Ahmed e Jamie Goode, que têm grande influência nos media internacionais e que vão «ajudar a perceber o que podemos fazer para melhor promover os nossos vinhos», refere a organização. Em debate vão estar questões relacionadas com a forma de promover o vinho português e vencer no mercado internacional, as melhores estratégias para a sua afirmação além-fronteiras, as ações de promoção a implementar ou o contributo do turismo e da gastronomia na divulgação dos vinhos.
No sábado de manhã, vários “sommeliers” internacionais vão fazer uma prova de 40 vinhos fortificados, «resultado de uma criteriosa seleção de vinhos de topo e algumas raridades», entre eles Portos (vintages e tawnies), Madeiras e Moscatéis, adianta a organização. A sessão decorre na pousada de Linhares da Beira e está confirmada a presença de 12 prestigiados “sommeliers”, entre eles quatro “Master of Wine”: Dirceu Viana, Eric Boschman, Hendrik Thoma e Matthieu Longuère. Em simultâneo, e até ao final da tarde, terá lugar no pavilhão gimnodesportivo de Celorico uma mostra de vinhos das diversas regiões vitivinícolas portuguesas e também de produtos regionais da Serra da Estrela. Neste evento estarão presentes influentes personalidades ligadas ao sector do vinho, mas também ao turismo. «O facto de sermos um país solarengo, com produtos alimentares e tradições inigualáveis também joga a nosso favor. O turismo assume assim um papel fundamental na divulgação e promoção dos mesmos», conclui a organização.