Arquivo

«Vimos atletas com probabilidade de virem a integrar a academia»

Sporting procura “talentos” em Belmonte

Foram vários os jovens atletas que chamaram a atenção dos técnicos do Sporting Clube de Portugal, durante os treinos de captação que se realizaram no domingo passado no Estádio Municipal de Belmonte. Segundo um responsável do Departamento de Recrutamento da Academia de Alcochete, «há atletas com probabilidade de virem a integrar a escola do clube a curto médio prazo».

Escusando-se a revelar um número preciso, Nuno Mota explicou que a intenção do Sporting é «fazer uma avaliação contínua», acompanhando ao longo do tempo os atletas que parecem ter mais potencial. «Foi isso que transmitimos aos participantes, que eles não estavam a ser avaliados só por este momento. Não têm tudo a ganhar, nem tudo a perder», acrescentou ainda o técnico. No relvado do Estádio Municipal de Belmonte, estiveram centenas de crianças e jovens, entre os 7 e os 13 anos de idade, à procura de um futuro no futebol. A vila foi escolhida pelos responsáveis do clube por estar «numa zona de fronteira entre a Guarda e Castelo Branco», mas acabaram por «aparecer crianças de outros distritos, como Leiria ou Portalegre».

De acordo com Nuno Mota, a vinda ao interior resulta de um esforço de proximidade, a tentativa de chegar a todo o lado, ainda que os «recursos nem sempre o permitam». «Se os nossos meios não fossem finitos, estaríamos neste momento a fazer este tipo de seleção em todo o lado», acrescentou o responsável. Para os técnicos do Sporting, estas iniciativas «são positivas porque mesmo que não haja um jogador que dê ao clube uma perspetiva de entrada imediata, acaba sempre por ser uma hipótese para haver uma aproximação aos atletas». Alguns dos jovens que participaram nos treinos já eram conhecidos dos responsáveis da academia, outros já defrontaram mesmo equipas sportinguistas. Para os jovens, foi «um dia divertido», como explicou Rodrigo Robalo, de 11 anos. Foi um futuro promissor no futebol que o fez participar, além do gosto por um desporto que pratica desde os seis anos. «Jogo futebol porque acho que posso ter um grande futuro», explicou o jovem belmontense. Com a mesma idade, Bruno Sousa partilha o gosto pelo jogo e a esperança de um futuro enquanto futebolista: «Penso que um dia vou ter hipóteses de ir para o Sporting», afirmou. Além disso, explicou que o dia foi sobretudo proveitoso para «aprender a jogar melhor».

Sob o olhar atento de 11 técnicos das estruturas regionais do clube e de Nuno Mota, da Academia de Alcochete, cerca de 400 crianças puderam mostrar ao longo do dia as suas habilidades no futebol.

Jovens atletas treinam sob o olhar atento de responsáveis do Sporting Clube de Portugal

«Vimos atletas com probabilidade de virem a
        integrar a academia»

Sobre o autor

Leave a Reply