Arquivo

Vilar Formoso atrai empresários do Norte do país

Fábrica a instalar na vila dentro de aproximadamente um ano deverá criar 70 postos de trabalho locais

A localização estratégica de Vilar Formoso começa a suscitar o interesse de empresas de outras zonas do país. Dentro de aproximadamente um ano, uma fábrica de transformação, oriunda do Norte do país, deverá instalar-se na fronteira, criando cerca de 70 postos de trabalho locais. A chegada de novos investidores não deverá ficar por aqui, havendo mais interessados em beneficiar das óptimas acessibilidades da vila.

Sem querer divulgar muitos pormenores, em virtude de ainda estarem a decorrer conversações e porque «o segredo é a alma do negócio», António Baptista Ribeiro, presidente da Câmara de Almeida, considera que «ainda não é o momento ideal» para fornecer muitas informações. No entanto, sempre confirma que «tudo está bem encaminhado» para que uma empresa sediada em Vila das Aves (concelho de Santo Tirso) abra uma fábrica em Vilar Formoso. Com a instalação desta unidade numa zona que não será o Parque Industrial, porque os investidores consideram que «não é o local propício nem ideal porque precisam de vários hectares», deverão ser criados cerca de 70 postos de trabalho de mão-de-obra local. De fora virá «algum “know-how” da empresa», adianta o autarca. A instalação e a abertura desta fábrica, ao que “O Interior” conseguiu apurar, de fibrocimentos e de transformação de betão e de gesso, ainda deverá «demorar mais de um ano» a concretizar-se, indica. De resto, o edil almeidense sublinha que este interesse não é caso único, uma vez que «atrás» da primeira empresa «poderão vir mais uma ou duas também do Norte do país» que costumam trabalhar com a fábrica que deverá instalar-se inicialmente em Vilar Formoso. António Baptista Ribeiro fica «satisfeito» com este interesse que o concelho está a despertar em investidores de fora do distrito, uma vez que os postos de trabalho que irão ser criados são importantes para ajudar a fixar a população no município, assim como é importante o avultado investimento que vai ser feito.

O autarca enaltece a «localização privilegiada» – para além de ser servida pela A25 está a 20 minutos da A23 e pertíssimo de Espanha, e o facto de ser a «principal fronteira terrestre do país» – como os factores principais que estarão a levar os empresários a interessarem-se por investir na vila. De destacar ainda que Vilar Formoso é servido por ligação ferroviária através da Linha Internacional da Beira Alta. Por outro lado, a Câmara de Almeida também é obviamente parte interessada na captação de investimento para o concelho, daí que esteja a «tentar publicitar e a tentar “vender”» a imagem e a óptima localização do município. Neste sentido, a autarquia tem divulgado nas «principais vias de comunicação», assim como no site da edilidade, as potencialidades que a boa localização rodo-ferroviária do concelho oferece.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply