Arquivo

Vila Nova de Foz Côa celebra vinhos do Douro Superior

Cerca de 50 produtores de alguns dos melhores vinhos do país participam em certame durante o fim-de-semana

Vila Nova de Foz Côa puxa dos galões com o primeiro Festival de Vinho do Douro Superior. Entre amanhã e domingo, cerca de 50 produtores individuais e adegas dos seis concelhos que constituem aquela sub-região vinícola servem alguns dos melhores vinhos do país – está confirmada a presença de mais de 200 marcas. Provas comentadas, um concurso de vinhos, um colóquio, visitas a quintas e produtores e animação completam um certame promovido para projetar «a produção e a qualidade dos vinhos produzidos na região, já que o concelho é detentor de marcas importantes que podem dinamizar a economia local», refere o presidente do município fozcoense.

Para Gustavo Duarte, o denominador comum é «a promoção e divulgação dos brancos, tintos e generosos produzidos no Douro Superior, onde Foz Côa tem cada vez maior importância dado ser um dos poucos municípios que está totalmente integrado na Região Demarcada do Douro». O certame, que inclui uma mostra de produtos locais, é organizado pela autarquia, com o apoio da Revista de Vinhos, e começa com um colóquio “A vinha e o vinho do Douro, o desafio da qualidade”. A sessão começa pelas 10 horas e tem como intervenientes alguns dos produtores mais conceituados da região como Francisco Olazabal (Quinta do Vale Meão), José Maria Soares Franco (Duorum Vinhos), David Guimaraens (Fladgate Partnership), Dirk Niepoort (Niepoort Vinhos) e Luís Sottomayor (Sogrape), entre outros. Até domingo haverá diariamente provas comentadas por especialistas daquela publicação dirigidas a profissionais da área e público em geral. Por outro lado, um júri vai escolher os melhores néctares desta sub-região no primeiro Concurso de Vinhos do Douro Superior cujos resultados serão conhecidos no sábado.

O festival inclui ainda provas de produtos regionais e animação musical, sendo que os visitantes terão a oportunidade de adquirir a preços especiais os melhores vinhos da região. Além de Vila Nova de Foz Côa, participam no certame os produtores dos concelhos vizinhos de Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, S. João da Pesqueira e Torre de Moncorvo. A entrada é livre e o acesso às provas é feito mediante aquisição de um copo no valor de dois euros. Amanhã, o festival decorre das 17 às 23 horas, enquanto no fim-de-semana o horário é das 15 às 22 horas. O certame marca também a abertura oficial do Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa, agendada para as 18 horas de amanhã. Segundo Gustavo Duarte, o Expocôa tem 1.500 metros quadrados e resulta de um investimento que rondou os 2,3 milhões de euros. «A primeira fase tinha arrancado há cerca de nove anos e o equipamento já se encontrava em degradação», recordou o edil.

Luis Martins Sub-região vinícola do Douro tem um lugar de destaque na produção nacional

Vila Nova de Foz Côa celebra vinhos do Douro Superior

Sobre o autor

Leave a Reply