Arquivo

Vieira da Silva em Seia

Ministro vem protocolar construção do Centro de Emprego da cidade serrana e participar na cerimónia de entrega de diplomas no NERGA

O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva, vai estar amanhã em Seia onde irá assinar um protocolo com vista à construção das novas instalações do Centro de Emprego local.

O governante participará ainda na cerimónia de entrega de habitações beneficiadas ao abrigo do Programa de Conforto Habitacional para Pessoas Idosas (PCHI). Para a autarquia senense, o protocolo para a construção das novas instalações do Centro de Emprego e Formação Profissional é um dos destaques desta jornada dedicada às questões sociais e do emprego. A estrutura vai surgir na periferia da cidade, junto à Escola Superior de Hotelaria e Turismo, em terrenos cedidos pela autarquia. Quanto às habitações a entregar às famílias carenciadas ou com baixo rendimento, são 34 e representam um investimento total de perto de 282 mil euros, com quase 163 mil a serem suportados pelo orçamento municipal e o restante financiado pelo programa inserido no Plano Nacional de Acção para a Inclusão – que visa o melhoramento das condições básicas de habitabilidade e mobilidade de pessoas idosas. Depois da concretização deste programa, a Câmara espera que o Governo disponibilize «rapidamente mais meios idênticos, de forma a proporcionar mais qualidade de vida a outras famílias que aguardam a sua vez».

Ainda neste município, o ministro assinará com a Câmara um Contrato de Desenvolvimento Social, no âmbito daquele mesmo plano nacional. Será assim aprovada uma candidatura do município senense que pretende criar respostas sociais concretas e de forma concertada para o seu território, recorrendo a parcerias de âmbito local entre a rede social existente e os vários instrumentos disponíveis, como os serviços de emprego, de acção social e instituições. Vieira da Silva far-se-á acompanhar pelo secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Fernando Medina. O ministro desloca-se depois à Guarda, para participar numa sessão de entrega de diplomas e certificados do Centro Novas Oportunidades no NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda. Este é o primeiro ano em que serão entregues certificados de nível secundário. A iniciativa destina-se «a reconhecer o trabalho e esforço de todos aqueles que encontraram no processo RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, o estímulo para progredir nos seus estudos e uma oportunidade para aumentar as suas competências», refere o NERGA. Desde da sua entrada em funcionamento, em 2001, o Centro de Novas Oportunidades da associação empresarial já certificou um total de 1.786 adultos.

Sobre o autor

Leave a Reply