Arquivo

Vestidos para baile de finalistas podem custar entre 50 e 1.000 euros

Mesmo em tempo de crise, muitos pais estão dispostos a pagar um pouco mais para tornar inesquecível a tão aguardada noite de finalistas dos filhos

Chegou o momento pelo qual muitos finalistas do ensino secundário esperam: o baile de finalistas, que é uma tradição com pergaminhos na Guarda. No sábado à noite é a vez dos alunos da Secundária da Sé. Ainda antes da ansiedade das candidaturas para o ensino superior, ou até do nervosismo para os exames nacionais, todos os estudantes que estão na reta final do secundário têm direto à noite de gala onde tudo é preparado com pompa e circunstância.

Se a crise afasta, por vezes, grandes luxos e exige contenção nas despesas, este parece não ser o exemplo, principalmente para elas. O INTERIOR quis tentar saber quanto custa ter uma filha finalista e deitou contas à vida nalgumas lojas da cidade. A proprietária da Blue Boutique, no centro da Guarda, revela que a procura por vestidos de gala começou antes do Natal, mas, à boa maneira portuguesa, há sempre quem se deixe ficar para o fim. Andreia Santos explica que «tem havido um pouco de tudo», mas a média de preços situa-se entre os 300 e 400 euros. «Aparecem alguns mais contidos, mas há pais que estão dispostos a pagar um pouco mais», refere a empresária. Apesar da palavra “crise” ser tão presente no dia-a-dia, há ainda quem não olhe a meios para proporcionar uma noite com tudo o que os filhos desejam: «Há pais que podem e estão dispostos a pagar aquilo que os filhos escolhem», garante Andreia Santos.

Também a Louise Fashion recebeu muitas jovens à procura do vestido ideal para a grande noite, mas aqui, segundo a sua proprietária, a média de preços foi um pouco mais baixa, entre os 100 e 200 euros. «Na grande maioria, as pessoas não querem gastar muito», constata Luísa Fernandes, revelando que, como estamos em época de saldos, os preços na sua loja não ultrapassam os 200 euros. «Houve até quem comprasse um vestido por 50 euros», refere. Mas o contrário também existe, com a comerciante a dizer que conhece quem tivesse gasto «bem mais» ao optar por fazer o vestido à medida ou num estilista. Nesses casos os preços podem chegar aos 1.000 euros. O estilista do Fundão, Carlos Gil, foi um dos eleitos, sendo que um vestido com a sua assinatura tem um custo mínimo de 500 euros.

Também Micaela Oliveira, estilista da Trofa muito em voga por vestir algumas das celebridades do momento, foi requisitada por algumas guardenses. Mas aqui o segredo foi “a alma do negócio”, apurou O INTERIOR. Preços entre os 50 e 1.000 euros parecem ser o que os pais estão dispostos a pagar pelo vestido para os bailes de finalistas deste ano. A isto, há ainda que somar sapatos, cabeleireiro, maquilhagem, acessórios, um casaco e ainda o bilhete de entrada na festa. A primeira das quais acontece já no sábado, no NERGA, com os finalistas da Secundária da Sé. Hugo Gonçalves, presidente da comissão de finalistas, diz já ter tudo encaminhado para a noite de gala dos estudantes. Este ano, a Sé tem 164 finalistas, mas sábado vão estar presentes 450 pessoas no jantar de gala. O jantar mais a noite de festa têm um custo de 28 euros e quem preferir pode comprar apenas o bilhete para a festa, que se inicia à meia-noite com a tradicional valsa. Este é talvez o momento mais esperado por famílias e estudantes. Desde janeiro, cerca de 70 pares ensaiam duas vezes por semana para que a valsa saia na perfeição no sábado. Depois, a festa promete ser de arromba pela noite dentro com o grupo Kapital, seguido dos DJ’s Meninos da Vadiagem, Ride, Beatbombers e D_Maniac.

Ana Eugénia Inácio Cerca de 70 pares da Secundária da Sé (Guarda) têm ensaiado duas vezes por semana para a valsa de sábado à noite

Sobre o autor

Leave a Reply