Arquivo

Ver do ar é uma experiência marcante

O olhar do pássaro, longínquo do terreno, deambulante nos céus e irrepetível no seu trajecto, desde sempre constituiu um fascínio para o Homem.

A vista aérea, superior à visão do ponto alto, inicialmente intérprete de um sentimento poético, tornou-se um instrumento de descoberta, uma ferramenta de observação. Se por um lado alimenta a fruição do olhar e a ambição contemplativa, por outro satisfaz a curiosidade empenhada e o desejo do conhecimento.

A imagem aérea enquanto registo factual do objecto sobrevoado tornou-se um documento e um referente.

Com ela ficamos a saber mais sobre o que já se conhecia, dissipam-se dúvidas, clarificam-se certezas, impulsionam-se novas leituras e sonham-se novos cenários.

Ao reconhecer na vista aérea a clareza das lógicas e incoerências da História ou do crescimento presente, abrem-se também à vista os propósitos e potencialidades do futuro.

Observar a paisagem de uma região da altitude de um voo, nessa viagem contraditória que é a constatação de uma realidade vestida de si própria, é como ver o território ao microscópio e decifrar o engenho do Homem na acção de transformar e se adaptar à natureza.

Assim decorre esta viagem sobre o concelho da Guarda. Deambulando pelas suas cinquenta e cinco freguesias, mas sempre com a cidade como referência.

Nesta narrativa visual do concelho sucedem-se paisagens distintas, por entre montes pujantes e vales harmoniosos, no contraste entre a agricultura e floresta, entre povoado e baldios pedregosos, entre rios sinuosos e escorreitas vias rápidas riscadas na paisagem.

No entanto, é sempre a cidade que se avista e espreita no horizonte, tal é a sua localização estratégica.

Forte na sua imagem, Farta na sua presença, Fria nas suas neves, Fiel á sua condição de vigia e Formosa na sua caminhada de vida.

Foi esse retrato multifacetado e dinâmico que quisemos dar aos leitores deste livro, convictos de que, com esta visão, contribuímos para a auto-estima, promoção e desenvolvimento da Guarda.

Por entre fragas e nuvens, do alto do seu robusto granito e da claridade dos seus ares, a Guarda tem o perfume da altitude.

Livro “Guarda Vista do Céu”

No passado dia 1 de Outubro foi lançada mais uma edição da Agência para a Promoção da Guarda.

A obra intitulada Guarda Vista do Céu apresenta uma viagem surpreendente à descoberta da cidade e do concelho da Guarda e insere-se numa colecção das Edições Argumentum da qual fazem parte Lisboa, Porto, Coimbra, Açores, Algarve e Portugal Visto do Céu.

Esta obra leva o leitor numa viagem emocionante que se inicia na capital do distrito e do concelho e continua pelas restantes cinquenta e duas sedes de freguesias rurais, deambulando por entre paisagens e aglomerados.

Trata-se de um testemunho actual e indispensável para conhecer e admirar toda a riqueza construída e paisagística do concelho da Guarda através de cerca de cento e vinte imagens inéditas.

Ver do ar é uma experiência marcante

Sobre o autor

Leave a Reply