Arquivo

Velocidade, perícia e emoção no XII Slalom de Castelo Rodrigo

Jorge Araújo foi o vencedor da prova, que envolveu um total de 32 pilotos

Os melhores pilotos do slalom nacional regressaram no último fim-de-semana à região para o XII Slalom de Castelo Rodrigo, que este ano contou pela primeira vez para o Campeonato de Portugal. À já habitual prova de perícia e velocidade, juntou-se Rui Madeira para uma demonstração ao volante da nova Ford Transit Trophy. O grande vencedor da competição, que envolveu 32 pilotos, foi Jorge Araújo.

A disputa pelos primeiros lugares do Campeonato de Portugal foi apertada e muito aplaudida pelas centenas de pessoas que assistiam ao slalom na etapa nocturna, no sábado, no Estádio Municipal, e também na diurna, que decorreu na Avenida Sá Carneiro, no centro da vila. No primeiro dia, Carlos Rosendo em Mini impôs-se com o tempo “poderoso” de 48 segundos e 66 centésimos, ficando na segunda posição Jorge Araújo (48,88) e na terceira Luís Delgado (49,30), o melhor tracção traseira. No domingo, Jorge Araújo não deu hipóteses à concorrência, aproveitando da melhor maneira um traçado mais sinuoso e curto para se impor. O conjunto das duas provas valeu-lhe o primeiro lugar à frente de Carlos Rosendo e de António Alexandre, que não só conseguiu um lugar no pódio como cimentou a posição de líder do Campeonato de Portugal de Slalom. Na quarta posição ficou Luís Delgado e, na quinta, Jorge Almeida. «Figueira de Castelo Rodrigo é uma prova marcante do campeonato e obter aqui a minha primeira vitória perante milhares de pessoas não podia ser melhor», afirmou no final Jorge Araújo.

As emoções não se ficaram pela pista e pela competição. No sábado à noite, algumas pessoas do público tiveram a oportunidade de saltar das bancadas para o circuito do Estádio Municipal, no intervalo, para andar ao lado do antigo campeão mundial de ralis na Ford Transit Trophy, mediante sorteio. Os sorteados puderam dar uma volta à pista em velocidade com Rui Madeira. Antes, o campeão mundial de ralis, que tinha estado pela última vez em Figueira de Castelo Rodrigo há 9 anos, falou ao microfone sobre a prova: «É completamente diferente dos ralis e muito engraçado para quem está deste lado a ver», comentou.

No balanço desta 12ª edição do evento, o presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, congratulou-se por esta ser «uma prova que continua a oferecer o melhor espectáculo de Slalom do distrito e que agora está incluída no Campeonato de Portugal». Já o presidente da Câmara, António Edmundo, salientou que «Figueira continua a ganhar com uma prova que a projecta e que traz público de todo o lado». A prova foi organizada pelo Clube Escape Livre em parceria com a Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo e com o apoio do Slalom Clube de Portugal.

No sábado à noite, Jorge Almeida aproveitou o intervalo para “brilhar”

Velocidade, perícia e emoção no XII Slalom
        de Castelo Rodrigo

Sobre o autor

Leave a Reply