Arquivo

«Vamos construir na Covilhã um dos maiores Data Center do mundo»

Cara a Cara – Zeinal Bava

P – Como recebe a homenagem feita pela Câmara da Covilhã com a entrega da medalha de mérito municipal de ouro e o título de cidadão honorário?

R – Fico extremamente honrado. Desde a minha primeira visita à Covilhã, o presidente da Câmara, os vereadores e funcionários fizeram-me imediatamente sentir em casa. Descobri na Covilhã um sítio absolutamente magnífico e que passou o crivo de uma seleção muito apertada dos consultores internacionais da PT para ser escolhida como o local onde vamos construir um dos 10 maiores Data Center do mundo. Essa homenagem é sobretudo para a PT e constitui também um incentivo para continuarmos a trabalhar, para fazermos mais e melhor no futuro.

P – A PT mantém a totalidade do projeto inicialmente previsto?

R – Aumentámos o projeto inicial. Pensávamos criar 100 postos de trabalho diretos e 400 indiretos. Mas decidimos, nestes últimos oito meses, alargar o seu âmbito, trazendo para aqui o nosso centro de supervisão para redes de nova geração. Com isto, vamos aumentar o número de empregos diretos para 400 e indiretos para 1.000. Penso que é um contributo muito grande nesta área. Mas também é preciso ter presente que a implantação desta estrutura pode potenciar o desenvolvimento de muitas empresas à volta, noutras indústrias. Por isso estou em crer que o impacto direto do projeto vai ser muito superior a 1.400 empregos.

P – Porquê a opção pela Covilhã para a instalação de um investimento com esta grandeza?

R – Em primeiro lugar queria salientar o empreendedorismo da Câmara e do seu presidente, que se empenhou pessoalmente e foi extremamente elogioso com o trabalho que a PT fez. Esse trabalho também depende do interlocutor que tem do outro lado e a Câmara da Covilhã tem, de facto, profissionais do melhor que há e que, em conjunto connosco, conseguiram criar uma história e um projeto que se diferenciou de tudo o resto que conhecíamos. É uma zona anti-sísmica e onde, durante nove meses do ano, as temperaturas são baixas e isso é muito importante para o projeto que aqui estamos a fazer. Do ponto de vista da certificação ambiental, este projeto é um dos melhores do mundo. Quando estamos a pensar no mercado internacional, é fundamental ter em conta a sustentabilidade e quão amigo o projeto é do meio ambiente. Vamos usar técnicas avançadíssimas que vão garantir a eficiência energética e vamos conseguir uma certificação chamada “leed gold” que apenas quatro empresas têm na Europa. Será um selo de qualidade para os investidores e clientes internacionais.

P – Em poucas palavras, e para quem não conhece, o que é um Data Center?

R – Quando falamos de tecnologia, pensamos nos equipamentos terminais: nos telefones móveis, nos computadores, na televisão. Só que qualquer um desses terminais é servido com informação que é transportada na fibra ótica. Mas ela tem também de estar armazenada nalgum lado. O que vamos ter aqui são “caixas fortes”, seguras e fiáveis, onde muita informação vai ser guardada e processada. Podemos ter uma situação em que uma pessoa está em Paris ou em Lisboa e está a consultar informação que está na Covilhã. Vamos ter acima de tudo uma grande capacidade de armazenamento de informação digital. E penso que, do ponto de vista da universidade e dos quadros superiores da zona, vai ser uma oportunidade única não só para trabalhar neste projeto, mas também como um incentivo para eles criarem as suas próprias empresas e desenvolverem aqui projetos tecnológicos independentes.

P – Este é o ponto de partida para o maior investimento da PT na região?

R – Claramente. Na primeira e segunda fase vamos investir 90 milhões, mas o projeto tem quatro módulos e, por isso, se fizéssemos já tudo, podíamos estar a falar de um investimento até 300 milhões de euros. Essa é a ambição que temos e depois do apoio que sentimos de todos os nossos clientes na Covilhã, da Câmara e dos nossos parceiros internacionais, estou convencido que vamos atingir esse objetivo e contribuir para que a Covilhã esteja no mapa do que melhor se faz na Europa e no mundo.

Zeinal Bava

Comentários dos nossos leitores
António Assunção antonioassuncao25@gmail.com
Comentário:
Será que os nossos governantes em geral ainda não pensaram que só têm a ganhar se servirem bem os seus clientes, que afinal somos todos nós?
 
miguel santos carlous.miguel@gmail.com
Comentário:
Onde está o empreendedorismo da Câmara da Guarda e do seu presidente? Isto é o que fazia falta nesta cidade para combater o desemprego e pôr a cidade no mapa.
 

«Vamos construir na Covilhã um dos maiores
        Data Center do mundo»

Sobre o autor

Leave a Reply