O secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional esteve no NERGA (Associação Empresarial da Região da Guarda), na segunda-feira, para dar início a um programa de formação profissional para empresários.
Estando já a decorrer outro programa do mesmo género, dinamizado pelo NERGA, Valter Lemos lembrou que esta «é uma iniciativa recente, e o objetivo da minha vinda é tentar avaliar o entendimento dos participantes acerca do interesse deste tipo de ações, designadamente o seu modelo organizativo». De resto, estas são iniciativas desenvolvidas a nível nacional, onde estão envolvidas 32 associações empresariais, abrangendo 950 empresários. Na ação que arrancou na Guarda –“Formação para Empresários” – estão inscritos 39 profissionais, pertencentes aos mais diversos setores de atividade, divididos por cinco turmas. O objetivo é reforçar e desenvolver as micro, pequenas e médias empresas do distrito.
Esta iniciativa tem como organismo intermédio a Associação Industrial Portuguesa (AIP) e conta com o apoio do Programa Operacional Potencial Humano. Explora competência de nível base e nível avançado, contemplando formação em sala e aconselhamento individual, com o objetivo de elaborar um plano estratégico de desenvolvimento personalizado adequado à realidade de cada empresa. Na sessão de segunda-feira, Valter Lemos referiu que «o objetivo é atingirmos cinco mil pessoas nesta primeira fase», sublinhando a «convicção de que se este projeto correr bem há aqui um grande potencial de desenvolvimento futuro».