Arquivo

Vale Glaciar vai ter centro interpretativo

Câmara de Manteigas quer aproveitar notoriedade proporcionada pelo concurso das “7 Maravilhas Naturais de Portugal” para lançar o projecto

Mais de cem mil pessoas já elegeram as suas “7 Maravilhas Naturais de Portugal” no primeiro mês da votação pública, que arrancou a 7 de Março. Segundo a New 7 Wonders Portugal, o Vale Glaciar do Zêzere não consta dos sítios mais votados até agora, mas também não figura entre os menos sufragados pelos portugueses. “Os dados são animadores, mas é preciso que os habitantes do distrito, da Serra da Estrela e os naturais desta região espalhados pelo país participem activamente e votem no Vale Glaciar”, apelou Esmeraldo Carvalhinho, autarca local, na passada quarta-feira, durante a recepção do presidente da New 7 Wonders Portugal.

Luís Segadães esteve em Manteigas para fazer o ponto da situação do concurso e acertar pormenores para a divulgação da candidatura. E não escondeu que «é difícil não ter vontade de vir conhecer o Vale Glaciar perante a foto que ilustra a candidatura», disse, acrescentando que esta iniciativa tem «uma relevância extraordinária, pois permite saber muito mais sobre os locais a concurso». Nesse sentido, acredita que grande parte dos portugueses só agora ficou a par da existência do Vale Glaciar «no destino abstracto que é a Serra da Estrela». O presidente da New 7 Wonders Portugal adiantou ainda que o concurso vai contribuir para a preservação do património natural português e terá um impacto significativo no turismo de cada região. «Ser uma das sete maravilhas é uma distinção muito grande que permanece durante o próximo século», garantiu, considerando que o turismo é «uma das grandes forças económicas de Portugal, apesar de estar ainda pouco explorada».

Luís Segadães anunciou entretanto que a organização vai promover o Vale Glaciar do Zêzere com um programa televisivo de dia inteiro – a transmitir no Verão pela RTP, parceiro oficial das “7Maravilhas Naturais” – e com a escolha de um padrinho, cujo nome será divulgado brevemente. «Será uma personalidade de grande notoriedade nacional ligada à região e que nos vai ajudar a divulgar este lugar maravilhoso», referiu Esmeraldo Carvalhinho, sem adiantar mais pormenores. O edil manteiguense está bastante optimista com esta participação e até garante que o seu concelho já tem mais visitantes: «Tenho ido mais vezes ao Vale Glaciar e vejo muito mais gente parada a apreciar a paisagem», disse aos jornalistas, não duvidando que o protagonismo proporcionado pelo concurso vai criar «atractividade e desenvolvimento económico» para Manteigas. O que já despoletou é a instalação de um centro interpretativo do Vale Glaciar, num projecto que verá a luz do dia num dos tradicionais abrigos de pastores adaptado para o efeito.

«Já estamos em negociações com uma empresa especializada», adiantou, prometendo avançar também para a requalificação e valorização do Covão d’Ametade, um dos “ex-libris” do Vale Glaciar. Definitivamente afastada está a candidatura do local a Património Natural da UNESCO: «Houve intenções, mas o processo não passou disso mesmo e nunca chegou a sair do papel. Neste momento, esse assunto não é prioritário», sublinhou o autarca. Integrado no Parque Natural da Serra da Estrela, o Vale Glaciar do Zêzere concorre na categoria de Grandes Relevos. No primeiro mês de votação, as sete maravilhas mais votadas das 21 a concurso, independentemente da categoria em que se inserem, são o Arquipélago das Berlengas, as Grutas de Mira de Aire, a Lagoa das Sete Cidades, a Paisagem Vulcânica do Pico, o Parque Nacional Peneda-Gerês, o Portinho da Arrábida e a Ria Formosa.

De acordo com a organização, as menos votadas até ao momento são o Algar do Carvão, a Furna do Enxofre, o Parque Natural da Arrábida, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Ponta de Sagres, o Pontal da Carrapateira e as Portas de Rodão. A votação decorre até 7 de Setembro no site www.7maravilhas.pt, por SMS ou telefone, e é auditada pela PricewaterhouseCoopers, empresa responsável também pela supervisão da votação dos Óscares. As “7 Maravilhas Naturais de Portugal” serão conhecidas a 11 de Setembro, numa cerimónia na Ilha de S. Miguel, nos Açores.

Luis Martins Esmeraldo Carvalhinho apela aos habitantes do distrito e naturais da região para que votem no Vale Glaciar

Vale Glaciar vai ter centro interpretativo

Sobre o autor

Leave a Reply