A Junta de Freguesia de Unhais da Serra, na Covilhã, presta no fim-de-semana uma homenagem póstuma ao padre Hermínio Fernandes Martins, que foi pároco e autarca local entre 1932 e 1972.
No sábado à noite é lançado o livro “Hermínio Fernandes Martins – Padre e Autarca”, enquanto no domingo há uma missa, seguida do descerramento de um busto do homenageado e, pelas 16 horas, a recriação dos cortejos realizados pelo padre Hermínio nas décadas de 40 e 50. A iniciativa é justificada pela obra de «valor inestimável que dificilmente o tempo apagará da memória dos unhaenses», refere o atual presidente da Junta. António João Rodrigues salienta as obras na igreja matriz, a construção de um parque infantil, da capela da Senhora da Saúde, da Casa Paroquial e de duas casas para famílias mais desfavorecidas. Já enquanto autarca, Hermínio Fernandes Martins foi responsável pela construção da primeira rede de distribuição de água ao domicílio, pelo arranjo das ruas e a elaboração de um conjunto de regras para funcionamento da freguesia de forma a melhorar as condições de estadia dos turistas que procuravam Unhais e as suas termas.
«O padre Hermínio teve engenho e arte para, através da realização de teatros, cortejos e recurso à modalidade oferta de “dias de trabalho”, fazer uma obra que chegou até aos nossos dias», acrescenta António João Rodrigues. A iniciativa tem a colaboração da Fábrica da Igreja, do Agrupamento de Escuteiros nº 607, do Rancho Folclórico, do jornal “Correio de Unhais”, da Associação de Reformados e da Filarmónica Estrela.