Arquivo

Uma empresa em crescimento

A «aposta na qualidade de serviços» é a prioridade da Teixeira Ribeiro, Lda

Criada há cerca de 11 anos, a Teixeira Ribeiro – Instalações e Redes de Gás, Lda é hoje uma empresa de sucesso na área das instalações e redes de gás. A «aposta na qualidade de serviços» é a principal prioridade de Jorge Teixeira Ribeiro, fundador e sócio-gerente da empresa.

Nesse sentido, a empresa obteve a Certificação da Qualidade, em 2004, cujo processo foi iniciado em 2000 por Miguel Teixeira Ribeiro, director da qualidade da firma. «A empresa que já primava bastante por um trabalho de qualidade passou, ainda mais, a distinguir-se com isso», sublinha. O empresário admite que a qualidade é uma das principais razões que faz «distinguir a empresa da concorrência». No entanto, essa preocupação surgiu «desde o início da actividade», refere. «Em 1996, quando resolvi criar a minha própria empresa, a ideia era fazer projectos para instalações de gás, fazê-las e comercializar o gás, quer em garrafas, quer em reservatórios», lembra. Nesse mesmo ano, a Teixeira Ribeiro, Lda foi credenciada como Entidade Instaladora de Redes de Gás, pela Direcção-geral da Energia, tornando-se na primeira empresa da região a estar credenciada, o que constitui também uma oportunidade de crescimento. Outra das oportunidades que o engenheiro viu surgir, em 1998, foram dois acordos com a Shell Portuguesa, em que a empresa passava a fazer o fornecimento de gás a granel em reservatórios e um outro em que passava a ser o concessionário de gás em garrafas para revenda.

Com a aquisição da Shell, pela Repsol, em 2005, a empresa sofreu alguma alterações na forma de trabalhar, o que levou a um reposicionamento no mercado. Nessa sequência, a Teixeira Ribeiro, Lda acabou por adquirir um antigo concorrente, aumentando a sua quota de mercado que hoje se situa, segundo o empresário, nos 21 por cento. Esta aquisição foi, segundo o engenheiro, uma forma de compensar a «perda que estamos a ter relativamente aos clientes que mudavam para o gás natural». Para Jorge Teixeira Ribeiro, torna-se «incompreensível» que o gás natural tenha um IVA de cinco por cento, enquanto que o engarrafado tem um IVA de 21 por cento. «Estamos a concorrer contra uma energia que dispões de fundos europeus e de benefícios fiscais que nós não temos à nossa disposição», acrescenta.

A empresa é, ainda, credenciada como Entidade Montadora de Aparelhos a Gás, e ainda no âmbito da actividade de gás canalizado com contadores e recorrendo a reservatórios de gás obteve credenciação como Entidade Exploradora de redes e ramais de gás. Para além da elaboração de projectos para instalações de gás, a empresa comercializa ainda aparelhos para aquecimento central, sendo distribuidor regional das marcas Cointra e Ligmar de caldeiras a gás e gasóleo, tal como Bosch e Junkers. A empresa é ainda o distribuidor regional da Campingaz. Além disso, a Teixeira Ribeiro, Lda está agora a apostar nos sistemas de energia solar, sendo que, actualmente, já se encontra a elaborar alguns projectos para edifícios. «Existem já muitos clientes interessados neste tipo de instalações uma vez que, a longo prazo, se torna mais compensador e existem, também, benefícios fiscais, para quem opte por este tipo de energia», adianta.

PLIE é «uma oportunidade»

Com um substancial crescimento ao longo dos 11 anos de actividade, Jorge Teixeira Ribeira admite que a empresa procura um terreno para um novo armazém, sendo que a Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE), poderá ser uma das hipóteses. «Candidatámo-nos a uma oportunidade de aquisição de um terreno na Plataforma, porque apesar de haver muitos terrenos disponíveis no parque industrial não é fácil arranjá-los a preços acessíveis», sublinha. Contudo, o empresário admite que terá de haver mais informação em relação à PLIE, apesar de considerar a infraestrutura «uma oportunidade». A empresa conta, actualmente, com 12 funcionários, procurando apostar «continuamente» na sua formação. Em 2006 a Teixeira Ribeiro, Lda teve um volume de negócios de mais de 1,3 milhões de euros.

Sobre o autor

Leave a Reply