Arquivo

Uma boa hidratação é necessária

nutrição & saúde

No verão, a temperatura ambiente a subir e a humidade a descer, eleva a temperatura corporal, levando a um aumento das necessidades de água do organismo, obrigando-o a esforços de compensação no sentido de o manter em equilíbrio. Com o aumento da sudorese, o calor corporal vai dissipar-se, tentando manter a temperatura. Mas, a perda de suor é também acompanhada de perda de água corporal, levando, se não compensada, com uma ingestão de liquidos aumentada, a uma desidratação. A sede é um bom indicador da necessidade de água sentida pelo organismo. Esta estimula o consumo de líquidos, de modo a repor os niveis de água que o organismo necessita.

Pelas razões expostas, é muito mportante aumentar a ingestão de líquidos no verão.

E, se é verdade que todos os alimentos, mesmo os aparentemente secos, contêm água, também é verdade que o nosso organismo necessita de muito mais água no tempo seco e quente. A solução, passa por aumentar o consumo de líquidos e por uma selecção criteriosa dos alimentos a consumir.

Sendo certo que a ingestão de água não tem muitos adeptos, esta deverá, ser sempre a nossa primeira escolha. As águas minerais, pela sua pureza e inocuidade, constituem também uma óptima fonte de hidratação, sendo ricas em minerais o que as torna também particularmente importantes para a saúde dentária.

Outra solução excelente, é a ingestão de sumos de fruta naturais, preparados no momento do seu consumo, de modo a diminuir a perda de vitaminas. Também as infusões de ervas, e os chás, sem adição de açúcar, constituem alternativas muito agradáveis e refrescantes, quando bebidas geladas.

Saladas, hortaliças, frutas, sopas, gaspachos, leite e iogurtes, são alimentos interessantes na manutenção de uma boa hidratação.

Lembre-se, a sede é um bom indicador do aumento da necessidade de água no organismo.

Nesta altura do ano, as crianças e os idosos devem merecer-nos uma atenção muito especial, oferecendo-se frequentemente água ás crianças e aos bébés. Quanto aos idosos, o nosso conselho será, estimular e aumentar o consumo de líquidos. Com estas medidas estamos a prevenir o aparecimento de problemas de saúde causados pela falta de ingestão de água nomeadamente, sobrecarga renal que favorece o aparecimento de “cálculos renais”, obstipação, estados de fadiga e, em ultima analise a desidratação .

Por: Inês Campos

Sobre o autor

Leave a Reply