Arquivo

Um terço dos alunos falha várias vezes o pequeno-almoço

Pequeno-almoço

A maior parte dos nossos alunos toma o pequeno-almoço em casa (88%) e só 9% na escola, mas de vez em quando, nomeadamente quando se trata de aulas às 8 h 30, uma parte dos alunos (35%) deixa o pequeno-almoço por tomar. Estes resultados foram obtidos em inquéritos feitos a 3 turmas da escola, dos 8º, 10º e 11º anos, num total de 69 alunos. Destes 35% que de vez em quando falham o pequeno-almoço, cerca de metade falha poucas vezes mas a outra metade falha regularmente. As razões apontadas para este comportamento têm a ver com a “falta de apetite” (39%), sinalizando alguns a vontade de dormir mais algum tempo (28%), o desleixo (8%) ou a falta de tempo (7%). São referidas ainda em pequena quantidade como razões os atrasos para apanhar o autocarro, o deixar-se dormir de novo após ter acordado e a má disposição se comerem. Quanto aos que aguentam a aula das 8 h 30 sem ter comido, 36% consideram que estariam mais concentrados se tivessem comido e 10% referem mesmo que estão pouco concentrados, referindo cerca de 30% que isso não lhes perturba a concentração e não tendo os restantes 24% opinião sobre o assunto. Interrogados sobre se tomam alguma coisa antes da aula que vai do meio-dia à 13 h 30, só 16% come sempre no intervalo anterior, referindo 67% que algumas vezes não come e dizendo os restantes 17% que nunca comem nesse intervalo.

Habitualmente os alunos comem ao pequeno-almoço cereais (64%), sendo também muito populares as torradas (38%) e os bolos (19%). O pão com manteiga (12%) ou com doce (7%) estão mais abaixo na classificação, referindo apenas 3% a fruta. Quanto às bebidas, 64% envereda pelo leite, quase sempre gordo ou meio gordo, recorrendo 35% ao leite achocolatado e 9% ao sumo. Café com leite (4%) e iogurte (3%) são menos consumidos.

Finalmente, interrogados sobre os alimentos que o bar deveria ter, 70% revela-se satisfeito com o que o bar oferece. Entre os que não estão satisfeitos, 17% referem a falta de fruta, sendo ainda referidas como sugestões para o bar por ordem de preferência as tostas mistas, os refrigerantes, as torradas, as batatas fritas, as refeições ligeiras, as pizzas, os salgados e mesmo os cereais e o pão com chouriço. Sobre o horário muitos alunos (36%) desejariam um horário mais alargado, com a abertura pelas 8 h 30 (para os que não comem em casa) e o encerramento mais tardio para permitir que os alunos do Desporto Escolar matassem a fome antes de irem transpirar. O horário atual do bar vai desde as 9 h 15 às 16 h 30.

Sobre o autor

Leave a Reply